O casamento é uma festividade sempre muito “especial”, não só na vida dos noivos – que celebram o facto de terem encontrado o amor da sua vida – como também na vida das damas de honor – que celebram o facto de… bom, provavelmente de conseguirem não destruir o casamento por completo!

Quando cinco damas de honor se juntam para proporcionar à amiga Lilian (Maya Rudolph) o melhor casamento de sempre, não poderiam nunca supor que o matrimónio poderia terminar em tragédia. Completas estranhas entre si, as rivalidades cedo começam a surgir entre a melhor amiga da noiva, Anne (Kristen Wiig), e Helen (Rose Byrne), a mulher que quer a todo o custo tomar o seu lugar. A juntar-se a este elenco rival temos ainda Megan (Melissa McCarthy), a irmã do noivo, uma mulher indelicada, rude e até um pouco campónia; Becca (Ellie Kemper), a amiga idealista; e Rita (Wendi McLendonCovey), a prima cínica de Lilian.

A carnificina em tons de branco começa logo no inicio do filme e, atirando para o palco temas tão importantes na sociedade actual como o amor, a amizade, a inveja ou o sexo, A melhor despedida de solteira consegue reunir os elementos necessários para despertar umas boas gargalhadas. Apesar de não ser, de todo, um filme que marque o cinema actual, não deixa de trazer duas horas de puro entretenimento.

O elenco é de luxo, contudo a actuação de Melissa McCarthy, que merece uma ovação de pé. Num registo totalmente másculo, rude e deselegante, totalmente o oposto do seu, Melissa consegue as gargalhadas mais elevadas nas salas de cinema. É absolutamente brilhante a forma como encarna a sua personagem, fazendo-nos amá-la e odiá-la durante todo o filme.

Kristen Wiig, a protagonista, é igualmente merecedora de elogios, principalmente porque consegue dar vida a uma personagem com quem tantas mulheres no mundo se conseguem identificar. Entre uma vida profissional catastrófica e uma vida pessoal ainda mais desastrosa, Kristen encarna a mulher que, de uma maneira ou de outra, todas temos dentro de nós.

A melhor despedida de solteira é um filme que promete aquilo que é capaz de cumprir, apresentando-se como interessante dentro do género da comédia. Obviamente mergulha num segmento mais “light”, mas consegue manter-se afastado do cliché e do frívolo. E, no final, com toda a certeza, homens e mulheres sairão das salas de cinema com um sorriso nos lábios.

7/10

Ficha Técnica

Título original: Bridesmaids

Realizado por: Paul Feig

Escrito por: Annie Mumolo, Kristen Wiig

Elenco: Rose Byrne, Jon Hamm, Kristen Wiig, Ellie Kemper, Melissa McCarthy, Maya Rudolph

Género: Comédia

Duração: 126 minutos