A maioria de nós já viu alguma telenovela. Mas quantos de nós já vimos uma novela gravada secretamente numa superfície comercial? Um conjunto de amigos da faculdade gravou, no IKEA da Califórnia, uma “xaropada” de sete episódios.

Qualquer um que já tenha ido ao IKEA sabe que encontramos lá um autêntico supermercado de divisões brutas da casa. Percorremos uma secção com várias casas de banho, outra com várias salas de estar ou escritórios, incluindo também quartos para dormir ou cozinhas. Todos eles com uma minuciosa e exaustiva decoração que nos faz acreditar que aquela divisão pode mesmo ser de alguém que realmente viva lá.

Foi esse o mote que inspirou o grupo de estudantes universitários, que usou o IKEA como uma autentica cidade cenográfica: com cenários completos, com iluminação incluída e com figurantes a circular. Nasceu assim o “Ikea Heights”, ou em português “Alto do Ikea”, fimada de forma bastante humorística e inteligente, para poder enganar os funcionários da loja. Para conseguirem isso, repartiram-se entre os que filmavam, os que interpretavam as personagens e os que… distraiam os funcionários para que eles não estivessem na secção em que decorriam as filmagens. Boa parte do humor desta novela reside nas expressões que os clientes da loja faziam ao verem  os actores interpretarem cenas dramáticas.

A história é constituída por um protagonista cheio de frustrações sexuais que vive na secção de mobília de quarto, que tem um irmão amnésico cuja mulher o trai constantemente; um crime na secção de têxteis para o lar, que é investigado por um detective cuja esquadra se encontra na secção de mobília de escritório; e há ainda um tesouro.

Esta série foi filmada e produzida entre o Verão de 2009 e o início de 2010, tendo David Seger como realizador e criador, e como inspiradores Paul Bartunek, Delbert Shoopman, Spencer Strauss e Tom Kauffman, um grupo de amigos da faculdade com cerca de 25 anos.

Podem consultar o site oficial desta telenovela pirata aqui: http://www.ikeaheights.com/

Abaixo fica o vídeo de um dos episódios:

httpv://www.youtube.com/watch?v=IQ-xnRhXrdM&feature=player_embedded