A novela escrita por Rui Vilhena entrou na última semana. O derradeiro episódio vai para o ar no próximo Sábado e todos os mistérios serão desvendados. Quem matou Sofia? E que mistérios estão por trás da morte de Aníbal? Na derradeira semana da novela, tudo pode acontecer e o autor promete muitas surpresas. 

A trama à volta da morte de Sofia, o mistério do DVD e a noite em que Aníbal morreu, são as maiores incógnitas desta história. Mas o final de Sedução poderá surpreender os telespectadores, por fugir ao que é convencional. “Agora já posso ser mais ousado, criar situações completamente surreais. Como já não estamos em horário nobre, e sim num horário tardio, fico com um leque muito mais variado e alargado de finais possíveis. Não preciso de criar um final clássico, para todas as pessoas ficarem felizes com o desfecho” disse o autor, em Março, à revista Notícias TV.

httpv://www.youtube.com/watch?v=kwOOo_OWvhA

Nos próximos episódios, depois de Belmiro regressar de Madrid, Júlia fica a saber que foi Rita quem realizou a entrevista ao espanhol. Belmiro desconfia que é Mário que tem o DVD e que foi ele que matou Sofia, querendo entregá-lo à polícia. Saiba o que de mais importante se irá passar nos três últimos episódios antes do grande final.

Rita ameaça Belmiro com uma faca

Belmiro vai até à porta do prédio de Alice esperar Rita. Rita abre a porta e mal a vê, Belmiro sai disparado do carro, indo na sua direcção a gritar. Alertada pelos gritos, Rita vê Belmiro e entra em pânico, contudo quando este vai atravessar a rua, uma mota passa, buzina e quase o atropela. Rita aproveita o momento e consegue fugir para dentro do prédio. Desesperada, e sem chaves pede a Alice que a esconda, em sua casa.

Belmiro, cheio de raiva, bate com bastante força à porta de Alice e diz que sabe que Rita está lá escondida. Alice, em pânico, decide ligar para a polícia para denunciá-lo, enquanto este vai tentando arrombar a porta com cargas de ombros e pontapés. A porta da casa de Alice acaba por ceder e Belmiro entra, disparado, casa adentro.

Rita precipita-se para a mesa, agarra numa faca e aponta-a a Belmiro, em posição ofensiva. Belmiro pergunta-lhe, insistentemente, pela gravação e agarra Rita pelo pescoço com as duas mãos, contudo, nesse momento, surgem dois polícias que entram de arma em punho. Belmiro é levado para a prisão

Vitória e Tomás desmaiam e Júlia rouba o gato de pedra

Ao saber que Vitória está a fazer as malas para sair, Júlia pede a Lurdes que prepare uma bandeja com o pequeno-almoço para os dois. Sem que Lurdes veja, Júlia coloca sonífero nos dois copos de sumo e diz à empregada para levar-lhes. Os dois, apressados, bebem o sumo sem se aperceberem.

Quando estão a colocar as malas no carro, sentem bastantes tonturas. Os dois entram no carro e acabam por adormecer, ainda na garagem. Júlia observa tudo, calça as suas luvas e tira o saco com o gato de pedra partido da mala de Vitória. Júlia liga o carro abre os vidros do carro e deixa o carro a expelir fumo do escape.


Miguel entra em casa e estranha ao ver o necessaire de Vitória caído no chão. Pensativo, sai apressado em direcção à garagem. O irmão de Júlia fica estupefacto, quando entra na garagem cheia de fumo do escape do carro e vê Vitória e Tomás, dentro do carro, desmaiados.

Balanço da novela

A novela Sedução estreou em Outubro de 2010 às 21h30, mas poucas semanas depois já estava como terceira novela da estação. Nos últimos meses, começando perto da meia-noite, as audiências fixaram-se na casa dos 6% de audiência. Durante alguns dias, a novela chegou mesmo a perder para a sua concorrente directa da SIC, Araguaia, mas depois voltou a subir.

Rui Vilhena sempre defendeu a novela e, apesar de ser contra o horário tardio em que esta foi para o ar, mostrou-se sempre satisfeito com o resultado final. “Estou muito feliz com essa novela, acho que Sedução é um dos meus melhores trabalhos” disse o autor. Agora está de partida para o Brasil, onde vai trabalhar para a TV Globo.