Depois de quatro edições no Estoril, o Estoril Film Festival celebra em Novembro o seu quinto aniversário com a integração de Lisboa no círculo de mostras.

Desde 2007 que o festival de cinema anima o Estoril. O nome, Estoril Film Festival, ganhou referência e atraiu alguns dos pesos pesados da sétima arte ao nosso país, mais concretamente àquela freguesia. Os cineastas Pedro Almodóvar e David Lynch, o realizador Francis Ford Coppola, a actriz Catherine Deneuve e o actor e produtor John Malkovich estão entre as referências internacionais que já deram a cara no e pelo festival.

No entanto, este ano, a organização guardou uma surpresa para o seu público: o Estoril une-se a Lisboa na realização do evento, que será conhecido por Lisbon & Estoril Film Festival. Porquê esta mudança? E o que muda para além do nome? Segundo a agência Lusa, as respostas vão ser dadas no final de Setembro pelo produtor Paulo Branco, da organização do festival.

Por agora, apenas é referido na página de facebook do Lisbon & Estoril Film Festival que a edição deste ano terá como desafio “tornar Lisboa e o Estoril num ponto de encontro”, indispensável a quem vê o cinema como um “motivo de reflexão, de criação, de partilha e, sobretudo, de prazer”.

O festival vai realizar-se de 4 a 13 de Novembro. Por estes dias é possível fazer a submissão de filmes no site oficial do evento, sendo apenas admitidas longa-metragens de ficção.