Nos próximos dias 2 e 3 de Setembro a Cidade Velha de Faro celebra a 1ª edição do Festival Adentro, cujos objectivos são iluminar a cidade e mostrar aos visitantes a sua beleza histórica, bem como, receber alguns convidados musicais para animar ainda mais as noites algarvias.

Os Claustros do Museu e o Largo Afonso III serão os palcos que receberão os artistas convidados a actuar. Segundo Pedro Bartillloti, promotor da organização do evento, o evento estará recheado de boa música: «Esta primeira edição foi feita com muito poucos recursos e serve para limar arestas, mas em termos musicais acho que conseguimos um excelente alinhamento e duvido que no Algarve haja espaços com o potencial da nossa Cidade Velha».

Na sexta-feira, dia 2, Anónima Nuvolari são os primeiros a actuar nos Claustros do Museu, por volta as 22h00. O grupo musical consiste em cinco italianos que residem em Portugal, cujo estilo se caracteriza por sons alegres e harmoniosos. Nesse mesmo dia, pelas 23h00, actuam os colombianos(radicados em Bruxelas) La Chiva Gantiva, mas desta vez no Largo Afonso III. O seu estilo é mais funk/jazz e usam instrumentos tradicionais, numa mistura entre salsa e uma pitada de afro beat com rock.

Sábado, dia 3, traz grandes novidades: Frankie Chávez, grande revelação portuguesa do blues/rock, actua nos claustros. Pelas 23h00 actuam no palco Largo Afonso III os espanhóis La Selva Sur. Contar-se-á ainda com a presença dos DJ’s Pargana e NoWay DJ.

Esperam-se outras actividades durante as tardes e noites do Festival, mais concretamente por volta das 19h00 até às 2h00; nomeadamente uma Feira de Artesanato Contemporâneo e Produtos Reciclados, Sessões de Contos com os Piratas de Alexandria e os sons da Orquestra de Ritmo do Algarve.