O último filme da saga Harry Potter, Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2, já é o filme mais visto do ano em Portugal, com mais de 480.000 telespectadores.

O filme, que estreou nas nossas salas de cinema a 14 de Julho, ultrapassou a película Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés, que foi visto por 476.585 portugueses e passou a ocupar o segundo lugar.

Os dados, do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), dão ainda conta que foi nesta última semana que a saga sobre o feiticeiro mais famoso do mundo ultrapassou a história de Jack Sparrow, tendo somado uma assistência total de 9.368 espectadores. Um número que, no entanto, não foi suficiente para fazer de Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2 o filme mais visto da semana. Esse título pertence ao filme de animação Os Smurfs, que atraiu às salas de cinema 111.205 espectadores.

A nível mundial, este último filme sobre as aventuras do jovem feiticeiro também bateu recordes: foi o mais visto e o mais lucrativo de todos os oito filmes produzidos acerca da obra de J. K. Rowling, ultrapassando a marca de mil milhões de dólares nas bilheteiras de cinema.