Tal como havíamos prometido, o Cultura, Precisa-se? regressa uma vez mais ao sábado para que, nestes últimos dias de férias do mês de Agosto, não se deixe resignar no sofá aguardando pelo primeiro dia de trabalho. Alegre-se! Chegou o fim-de-semana  e há que aproveitá-lo da melhor forma.

Por isso, recupere energias e ganhe o ânimo de que precisa para sair de casa porque hoje o Cultura, Precisa-se? vai levá-lo literalmente do Norte ao Sul do país. Ora então repare: a primeira sugestão que lhe fazemos é a de que sua noite de hoje comece na Invicta. Antes de mais contamos-lhe a razão pela qual a cidade do Porto foi merecedora desta designação.

Recuemos, para isso, até ao século XIX  e lembremo-nos de que vivíamos uma época em que os ideais liberalistas corriam entre os burgueses. Todavia, D. Miguel, irmão do Rei D. Pedro do Brasil, regia a corte de Portugal segundo ideais absolutistas. Ao não se conformar com o exílio para o qual foi enviado pelo seu irmão, D. Miguel reuniu tropas e formou um cerco em volta da cidade do Porto. Foi portanto no Cerco das Tropas Miguelistas que a cidade se viu privada de qualquer acesso ao exterior, em que tudo começou a faltar, deixando os seus habitantes num mísero estado de fome e abaladas pela cólera e o tifo. Todavia, pela sua valentia e coragem, e com a ajuda das Tropas Liberais de D. Pedro, foi possível derrotar os Miguelistas e o cerco caíu. Foram esses feitos que valeram a esta cidade o título de Invicta concedido pela rainha D. Maria II.

Após este histórico momento voltemos aos dias de hoje, sábado 27 de Agosto, e sugerimos-lhe que esta noite, se gosta de “Ritmo e Electricidade”, algumas bandas portuguesas dar-lho-ão nos Jardins do Palácio de Cristal. Poderá, assim, assistir no Palco Principal a Terrakota, Mind Da Gap e Orelha Negra; no Palco Ritual poderá ver Thee Chargers, The Underdogs e D3ö. A entrada é livre e o espaço abre às 20h, apesar dos concertos apenas começarem às 21h. No mesmo local, mas para o dia 28, domingo, poderá também assistir a Gotan Project, uma banda criadora de um novo género musical, tango electrónico, que tem vindo a conquistar cada vez mais público. Poderá adquirir o seu bilhete na Ticketline.pt, lojas Fnac, Megarede, Lojas Abreu, CTT e breakpoint.es . As portas abrirão às 20h30.

Pois bem, do Porto partimos agora directamente para Lisboa. Não lhe contaremos nenhuma história sobre a capital, no entanto dar-lhe-ermos uma grande sugestão. Se gosta de Jazz e acha que a sua combinação com um espaço como os Jardins da Torre de Belém formam um ambiente perfeito, então amanhã, dia 28, assista a Nuno Costa Quinteto pelas 17h. Irá encontrar Nuno Costa na guitarra eléctrica, João Moreira no trompete, Óscar Graça nos teclados, Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria, num concerto que juntará sons tradicionalmente acústicos à música electrónica.

Avance, agora, mais uns quilómetros pelo litoral e paremos na cidade alentejana de Sines. Se gosta da voz do cantor JP Simões e ainda não teve oportunidade de o ouvir ao vivo, então esta noite poderá fazê-lo às 23h30 no Centro de Artes de Sines e a entrada é gratuita. JP Simões não estará só, pelo que poderá assistir à dupla formada pelo ex-vocalista dos Ornatos Violeta com Afonso Pais, ficando a conhecer o seu mais recente álbum Onde Mora o Mundo, num disco que condensa a canção brasileira, a sofisticação jazzística norte-americana e o improviso.

Para terminar este Cultura, Precisa-se? edição de fim-de-semana, porque não fazê-lo na cidade de Tavira? J’aime la différence é o nome da exposição patente na Casa das Artes de Tavira até ao dia 10 de Setembro, aberta das 21h30 às 00h30. Nela poderá ver obras de artistas portugueses e luxemburgueses, em que, segundo o Eurobarómetro  74 de outono de 2010, são os países que mais contactos interculturais realizam da UE. O Luxemburgo encontra-se em primeiro lugar e Portugal encontra-se logo a seguir em segundo, entre os 27 estados-membros da UE. Com esta exposição, os artistas, sob o tema que a intitula, procuram frisar a posição anti-racista dos dois países.

Esperamos, desde já, que as sugestões do dia de hoje lhe tenham agradado e que se sinta cheio de motivação para fazer estas e outras actividades que o Cultura, Precisa-se? lhe vai sugerindo ao longo deste fim-de-semana, bastando que para isso fique atento à nossa página no Facebook em que diariamente o vamos actualizando sobre tudo o que de cultural se passa no país. Não hesite também em publicar você mesmo na nossa página sugestões que considere interessantes e que valham a pena serem seguidas. O Cultura, Precisa-se? agradece!

Bom fim-de-semana e até à próxima quarta-feira!