Durante dois meses e meio, a RTP visitou Portugal de Norte a Sul, numa nova edição do programa Verão Total. A aposta diária do canal público chega ao fim no dia 2 de Setembro, em Valença.

A última semana de emissão do programa de Verão será apresentada, alternadamente, pelas duplas Sónia Araújo & Francisco Mendes e Tânia Ribas de Oliveira & Hélder Reis. Na próxima segunda-feira, a equipa da RTP viaja até ao Porto. A cidade alentejana de Campo Maior (30 Agosto), Mirandela (31 Agosto) e Castelo de Vide (1 de Setembro) são as cidades que se seguem, antes da RTP rumar  a Valença, município que acolhe a última emissão de Verão Total, no dia 2 de Setembro.

O programa Verão Total tem sido a opção do canal público para animar o Verão, desde 2008, procurando uma relação de proximidade com os portugueses. A edição 2011 do programa percorreu cerca de 40 cidades portuguesas, entre 27 de Junho e 2 de Setembro. O programa, também transmitido na RTP Internacional, foi apresentado por algumas das mais conhecidas figuras da estação, nomeadamente Jorge Gabriel, João Baião e Serenella Andrade.

Verão Total pretendeu mostrar a diversidade existente em Portugal. Apresentou lendas e tradições, património histórico e cultural, não se esquecendo das músicas que caracterizam cada cidade do país. Em cinco horas diárias, o canal público também apresentou os 21 finalistas do concurso 7 Maravilhas da Gastronomia. Na última semana de emissão, a RTP apresenta ainda os seguintes pratos: Tripas à moda do Porto (Porto – 29 Agosto), Alheira de Mirandela (Mirandela – 31 Agosto) e o tradicional Caldo Verde (Valença – 2 Setembro)

No próximo dia 10 de Setembro, a RTP1 transmite, em directo de Santarém, a declaração oficial das 7 Maravilhas, gala em que serão dados a conhecer os sete pratos vencedores. Até ao dia 7 de Setembro, todos podem eleger os seus pratos preferidos, através do site www.7maravilhas.sapo.pt.