Os motins registados em Londres, no início deste mês, já tiveram contornos no meio musical: London Burning é mais recente música rap a circular na internet acerca dos incidentes.

O tema é da autoria do grupo inglês Retroset e o título faz lembrar a música dos The Clash, London’s Burning, editada em 1977. Esta dos Retroset, por sua vez, foi gravada no passado 8 de Agosto, terceiro dia dos tumultos, num estúdio de um dos bairros mais afectados por eles: Islington.

Quisemos captar este momento para a nova geração e dar-lhe uma voz. Destruir casas e negócios não deve ser tolerado em nenhuma circunstância, mas compreendemos porque é que estas coisas acontecem”, frisou um dos elementos do grupo rap, Alyas Jak, ao jornal London 24.

A letra da canção inclui excertos de notícias divulgadas nos dias dos distúrbios, que provocaram cinco mortes e mais de 3000 detenções em vários bairros de Londres. Há 30 anos que a capital britânica não vivia motins tão violentos: várias lojas foram destruídas e carros e edifícios incendiados. Para descrever essa situação, os Retroset usaram um refrão bem explícito -“London town is burning down” [“A cidade de Londres está a arder“].

O vídeo do tema utiliza fotografias e imagens televisivas dos motins e já está disponível no Youtube.

httpv://www.youtube.com/watch?v=9rJA1spC9AQ