Motins em Londres

“London town is burning down”

Os motins registados em Londres, no início deste mês, já tiveram contornos no meio musical: London Burning é mais recente música rap a circular na internet acerca dos incidentes.

O tema é da autoria do grupo inglês Retroset e o título faz lembrar a música dos The Clash, London’s Burning, editada em 1977. Esta dos Retroset, por sua vez, foi gravada no passado 8 de Agosto, terceiro dia dos tumultos, num estúdio de um dos bairros mais afectados por eles: Islington.

Quisemos captar este momento para a nova geração e dar-lhe uma voz. Destruir casas e negócios não deve ser tolerado em nenhuma circunstância, mas compreendemos porque é que estas coisas acontecem”, frisou um dos elementos do grupo rap, Alyas Jak, ao jornal London 24.

A letra da canção inclui excertos de notícias divulgadas nos dias dos distúrbios, que provocaram cinco mortes e mais de 3000 detenções em vários bairros de Londres. Há 30 anos que a capital britânica não vivia motins tão violentos: várias lojas foram destruídas e carros e edifícios incendiados. Para descrever essa situação, os Retroset usaram um refrão bem explícito -“London town is burning down” [“A cidade de Londres está a arder“].

O vídeo do tema utiliza fotografias e imagens televisivas dos motins e já está disponível no Youtube.

httpv://www.youtube.com/watch?v=9rJA1spC9AQ

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Sandra Oh queria ser Olivia Pope em ‘Scandal’