Não sou da geração que se incomoda com o termo smurfs. Não sou da geração que se habituou a ler os estrunfes nas bandas desenhadas de Peyo, há cinquenta anos. Portanto, para mim, os estrunfes podem ser smurfs à vontade, não deixam de ser umas criaturas azuis adoráveis e não é uma americanização do nome que as faz perder as suas características.

Estreado na semana passada, Os Smurfs mistura animação com personagens reais, numa combinação que se pode considerar feliz. Para esta receita de sucesso, juntam-se actores carismáticos e conhecidos principalmnete através de séries: Neil Patrick Harris, Jayma Mays e a exuberante Sofía Vergara, de Foi Assim Que Aconteceu, Glee e Uma Família Muito Moderna, respectivamente.

O argumento é simples e eficaz: quando o smurf  Trapalhão é responsável pelo desvio que o grupo de smurfs faz até Nova Iorque, após a abertura de um buraco no espaço, os pequenos seres têm que descobrir uma forma de voltar à sua aldeia e fugir do seu inimigo de sempre, Gargamel. A representação de Hank Azaria também vale a pena ser realçada, na pele do malvado Gargamel, com um sentido de humor que alterna entre o mais refinado possível e a brincadeira mais pueril imaginável. Por outro lado, o seu gato é um exemplo de uma animação bem feita, sendo o responsável por grande parte das gargalhadas.

A realização ficou a cabo de Raja Gosnell, que já tinha realizado Scooby-Doo, estando portanto habituado a adpatar clássicos adorados por gerações. Se há situações em que um filme beneficia da tecnologia 3D, esta é uma delas, pois o espectador  só tem a ganhar, com efeitos que não são demasiado forçados e surgem naturalmente na acção, surpreendendo miúdos e graúdos.

Por outro lado, perde-se (muito) com a dobragem. Não sendo fácil assistir à versão original, resta-nos a versão portuguesa, com alguns desfasamentos e onde não podemos ouvir a voz de Katy Perry como Smurfina, para além da tentativa ridícula de recriar o sotaque típico de Sofía Vergara, uma ideia que na minha opinião foi péssima.

Em conclusão, Os Smurfs é um filme muitíssimo divertido, com humor inteligente, boas interpretações e animação bem feita. Consegue maravilhar os mais pequenos e despertar as recordações dos mais velhos – mesmo que se recusem a chamar-lhes smurfs.

8/10

Ficha Técnica

Título original: The Smurfs

Realizado por: Raja Gosnell

Escrito por: Peyo, J. David Stem

Elenco: Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofia Vergara

Vozes: Katy Perry, Tim Gunn, Alan Cummings, Anton Yelchin

Género: Animação, Aventura, Comédia

Duração: 103 minutos