Segundo a revista Forbes o autor mais bem pago do mundo é o norte-americano James Patterson. O escritor arrecadou cerca de 84 milhões de dólares (58 milhões de euros) entre Maio de 2010 e Abril de 2011 com a publicação de 10 obras literárias.

O autor de 64 anos já publicou 80 obras de sua autoria e a sua colectânea tem vindo a cativar jovens e adultos de todo o mundo tendo já vendido mais de 10 milhões de cópias entre 2010 e o inicio deste ano.

James Petterson celebrizou-se, sobretudo, pelos livros sobre o psicólogo Alex Cross, ex-inspector do FBI que investiga um caso de homicídio e viu algumas das suas obras servirem de inspiração para a realização de filmes, incluindo Along Came A Spider, com o actor Morgan Freedam.

Nesta lista ainda constam nomes como Danielle Steel e Stephen King, no segundo e terceiro lugar respectivamente, King, que arrecadou  cerca de 17 milhões de dólares (11 milhões de euros), afirmou «James Paterson é um escritor horrível, mas tem muito sucesso. As pessoas são atraídas pelas histórias, pelos lugares.»