A companhia aérea britânica Virgin Atlantic decidiu começar a colocar avisos em alguns dos filmes exibidos durante os voos, devido à probabilidade que estes têm de emocionar os passageiros. A medida de ‘prevenção de lágrimas’ deriva de um inquérito, que revelou que as pessoas são mais susceptíveis ao choro enquanto se encontram no ar.

O alerta será feito, segundo a Virgin Atlantic, através de mensagens mostradas antes da exibição dos filmes, aconselhando os passageiros a “terem uma caixa de lenços à mão” e a pressionarem o botão para chamar um assistente de bordo caso “precisem de um ombro para chorar“.

Realizado pela empresa na sua página no Facebook, o inquérito deu a conhecer aos responsáveis que uma percentagem significativa de passageiros já se emocionou durante os voos – cerca de 55% responderam afirmativamente a esta questão. 41% dos homens afirmaram ainda tapar-se com cobertores para disfarçar as lágrimas e as mulheres mostraram preferir fingir que têm uma impressão no olho, de modo a esconderem as suas emoções. Há também passageiros que afirmam nunca ter chorado durante um voo.

Sucumbindo-se ou não às lágrimas, a verdade é que as viagens de avião são frequentemente associadas a um certo nervosismo, como explica Jason Solomons, crítico de cinema que trabalha para a Virgin: “Viagens aéreas e filmes são um inebriante cocktail, as imagens e os sentimentos estão muito próximos dos nossos olhos, é tudo tão íntimo“. Daí que os resultados do inquérito mostrem a facilidade com que os passageiros se emocionam nas alturas: “Num voo estamos isolados, deixamos os entes queridos ou ansiamos por estar de novo com eles. Estamos nervosos, cansados, podemos ter tomado uma bebida a uma hora a que não é habitual fazê-lo. Não queremos aterrar com a maquilhagem a escorrer pela face ou com olhos vermelhos, mas não conseguimos evitá-lo“.

Os filmes que mais comovem os passageiros encontram-se já organizados numa lista, elaborada a partir do inquérito no Facebook, na qual o recente Toy Story 3 ocupa o primeiro lugar. Seguem-se filmes como O Diário da Nossa Paixão, baseado do romance de Nicholas Sparks, ou Gran Torino, realizado por Clint Eastwood. Aqui fica o top 10 dos filmes considerados mais susceptíveis ao choro por quem viaja na Virgin Atlantic:

1. Toy Story 3

2.Um Sonho Possível (The Blind Side)

3. Comer, Orar, Amar (Eat, Pray, Love)

4. Para A Minha Irmã (My Sister’s Keeper)

5. Sete Vidas (Seven Pounds)

6. O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain)

7. O Diário Da Nossa Paixão (The Notebook)

8. Gran Torino

9. Invictus

10. Billy Elliot