Na sequência das Festas da Senhora d’Agonia na cidade de Viana do Castelo, a Ex-Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, envergou o traje de mordoma participando assim no Desfile da Mordomia.

Segundo reza a tradição, participam neste desfile as “moças” solteiras, com historial de pureza, às quais compete desde o erguer do “arco” festivo, à realização dos “peditórios” ou a sua presença na Missa da Festa.

Gabriela Canavilhas, de origem açoriana, em declarações à Lusa, manifestou entusiasmo em envergar esse traje tradicional minhoto juntamente com as restantes vianesas pelo centro histórico do concelho. “Estou ansiosa por ver os detalhe do traje, porque é nos pormenores que estes ganham a sua riqueza artística. Mas sei que será um traje de mordoma, sem casaquinha de Inverno devido às temperaturas, apenas com o colete”, afirmou Canavilhas antes do início do desfile.

As comemorações da grande Romaria desta cidade minhota prosseguem até domingo, com a Festa do Traje e fogo de artifício para esta noite e, para amanhã, o Festival do Jardim e a Serenata.