O fim-de-semana XL passou e não teve tempo para fazer tudo o que queria? Não desespere, o Cultura, Precisa-se? volta sempre, com mais e mais sugestões a provar-lhe que para a cultura há sempre tempo.

Desta feita, começaremos de bem perto da fronteira, mas do lado de cá, na cidade de Chaves. E não, a sua dieta não está em risco. Sabemos que lhe costumam sugerir o presunto, os pastéis e o folar, mas como sabe o alimento de que lhe falamos aqui é outro, por isso recomendamos-lhe que aproveite esta última oportunidade de visitar a exposição de pintura “Esperando a Madrugada” de Maria Priscila, no Centro Cultural de Chaves que termina hoje. E já que se encontra pela cidade, aproveite e visite também a Exposição Fotográfica sobre Differdange , com obras da autoria dos fotógrafos luxemburgueses Yvon Lambert e Claude Piscitelli. A exposição estará patente até ao dia 4 de Setembro na Biblioteca e Arquivo Municipal de Chaves.

De Trás-os-Montes vamos até ao Minho, mais precisamente à Bienal de Cerveira, onde além de se poder inscrever em workshops e inscrevê-los em ateliers infantis pode assistir a conferências e debates (hoje às 18h00 na Biblioteca Municipal-Performances Hoje) e concertos (Os Golpes, hoje às 22h00 no Fórum Cultural).

Rumando a Sul e como este é o terceiro domingo do mês, a Associação Portuguesa de Danças com História convida-o a assistir a 1h30 de danças da Carola à Pavana na Corte de João I, onde até o Bobo acrobata marcará presença. O palco é o Castelo de S. Jorge e a última dança também será sua. (dia 21, 11h00).

Se as propostas continentais não o satisfizeram e se gosta de algo tão agitado como só o mar pode ser, vá até à Ilha de Santa Maria e entre na onda da Maré de Agosto. Hoje, pode ver e ouvir entre outros, Frankie Chavez (22h00); James Hunter (23h30). Amanhã, dia 21, último dia do festival, subirão ao palco nomes como: Raul Midón (22h00); Diabo na Cruz (23h30); Asian Dub Foudation (01h15).

Para os mais novos que ficam por casa e para os mais velhos que são fãs de filmes de animação, o início da tarde pode ser passado com Pedro e Riscas, baseado nos livros infantis do sueco Sven Nordqvist, na RTP2 (13h50).

Como sabemos que de cultura se precisa sempre, voltaremos esta quarta-feira com mais sugestões. Até lá!