O realizador chileno Raúl Ruiz faleceu hoje, aos 70 anos, em Paris, vítima de doença prolongada, segundo um comunicado da Clap Filmes.

Raúl Ruiz realizou mais de 100 obras, em 30 anos de carreira. O seu último filme rodado em Portugal, produzido pela Clap Filmes, foi Mistérios de Lisboa (2010), que tem merecido destaque em festivais internacionais e é já considerado uma obra-prima do realizador. A minissérie televisiva Mistérios de Lisboa, igualmente baseada na obra de Camilo Castelo Branco, mas dividida em seis episódios, foi a sua última obra completada.

Portugal foi um país largamente privilegiado na vida e obra do realizador, que no nosso país realizou nove longas-metragens. Encontrava-se agora em pré-produção o filme As Linhas de Torres, que Ruiz realizaria para lançar em 2012, novamente uma produção portuguesa e estrangeira.

Ainda de acordo com a Clap Filmes, a cerimónia fúnebre acontecerá na próxima terça-feira, em Paris, e o corpo do realizador chileno será sepultado no seu país natal.