É já hoje, dia 19 de Agosto, que abre a exposição Japão: O Paraíso das Mascotes, no Museu do Oriente. Esta conta com a presença das mais conhecidas personagens animadas do Japão, tal como Ultraman,  Hello Kitty e Pokémon, e promete deliciar pequenos e graúdos.

http://www.espalhafactos.com/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif

A exposição tem como principal objectivo mostrar as personagens japonesas que, ao longo dos anos, têm vindo a cativar tanto crianças como adultos, muitas delas a nível mundial, e que se tornaram um marco nacional no Japão. Muitos destes desenhos ganharam o estatuto de mascotes, fazendo parte do dia-a-dia de muitas pessoas e estando presentes em muitos objectos do quotidiano, tal como material escolar, acessórios de moda e até edifícios.

Estátuas, fotografias e vídeos fazem parte desta exposição, que inclui um quarto exclusivamente dedicado à gata mais famosa do mundo, Hello Kity, decorado com os mais diversos objectos personalizados.

Esta também é uma exposição que mostra a evolução dos desenhos animados japoneses adaptados ao contexto social do país, à data em que estavam em exibição. Como referiu Sofia Campos Lopes, museóloga da fundação do Museu do Oriente, em declarações à Lusa, «mostra a evolução dos desenhos animados desde a década de 1950 até à actualidade, e como estes se foram adaptando ao contexto sociocultural japonês, às fases boas e menos boas».

Japão: O Paraíso das Mascotes é uma iniciativa da Fundação do Oriente em conjunto com a Fundação Japão, com a participação da embaixada do Japão em Portugal.