Esta quinta-feira, 18 de Agosto, são quatro os filmes que estreiam nos cinemas portugueses. Do cinema americano ao europeu, da comédia ao drama, a Estreia da Semana, para o Espalha-Factos, é o filme de ficção científica Cowboys & Aliens.

Cowboys & Aliens passa-se em 1873, no Arizona, quando um homem sem memória encontra a cidade de Absolution, no meio do deserto. Mal chega à cidade apercebe-se de que os seus habitantes não gostam de estranhos e não se atrevem a ir à rua sem a autorização do Coronel Dolarhyde, que instaura o medo em Absolution. Mas o verdadeiro terror vem agora do céu, quando criaturas extraterrestres atacam a cidade, e o estranho banido, que lentamente começa a recuperar a memória, é visto como a única salvação. O pistoleiro alberga um segredo que permite à cidade enfrentar os monstros do céu e, com a ajuda da viajante Ella e de um bando de habitantes, incluindo Dolarhyde, prepara-se para lutar pela sobrevivência.

Misturando o western com a ficção científica, numa visão mais moderna de uma aventura épica, Cowboys & Aliens é realizado por Jon Favreau e produzido, entre outros, pelo próprio e pelos realizadores Ron Howard e Steven Spielberg. Do elenco fazem parte nomes como Daniel Craig e Harrison Ford, os protagonistas, aos quais se juntam Olivia Wilde, Sam Rockwell, Paul Dano e Abigail Spencer.

Outra grande estreia desta semana é o filme Green Lantern – Lanterna Verde, protagonizado por Ryan Reynolds e com realização de Martin Campbell. O argumento, a cargo de Greg Berlanti, relata as aventuras do Corpo de Lanternas Verdes, uma irmandade de guerreiros que mantêm a ordem inter-galáctica. No entanto, surge um novo inimigo e só uma pessoa pode salvar o Universo – essa pessoa é o o novo recruta, o primeiro humano seleccionado. Blake Lively, Mark Strong e Peter Sarsgaard completam o elenco protagonista.

A fechar as estreias da semana nas salas nacionais estão um filme italiano e outro francês. Bem-vindo ao Sul é uma comédia de 2010 realizada por Luca Miniero, sobre um director de uma estação de correios cujo castigo por um plano falhado é ser enviado para Nápoles durante dois anos. Por seu lado, Vénus Negra é um drama histórico, igualmente de 2010, do tunisino Abdellatif Kechiche, sobre o veredicto de um anatomista acerca de um corpo cuja cabeça é muito semelhante à de um macaco.

Aqui fica o trailer do filme da semana(não legendado):

httpv://www.youtube.com/watch?v=eJixNxFxhT4