Estrearam-se em conjunto em 2008, com uma nova linha de jeans. Em Março deste ano, a relação entre as duas marcas voltou a dar nas vistas, com o lançamento de cinco modelos clássicos Adidas redesenhados pela Diesel. Mas como não há duas sem três, no final de Agosto chegam às lojas mais seis modelos exclusivos de ténis. Quem disse que já não há casamentos duradouros?

A Adidas já dá cartas no sector do desporto há quase 90 anos e em qualquer parte do mundo é reconhecida – se não é pelo nome, é pelo logo. Os patrocínios a selecções (Espanha, Alemanha e Argentina são alguns exemplos) e equipas de futebol (Real Madrid e Chelsea, entre outros) facilitam ainda mais a sua promoção, assim como as personalidades do mundo da música e do cinema que constantemente dão a cara pela marca alemã.

A Diesel nasceu muito depois, no ano de 1978, em Milão, pela mão de Renzo Rosso. A primeira colecção, totalmente masculina, foi lançada no ano seguinte e três anos mais tarde a marca já exportava os seus produtos. A partir daí foi sempre a crescer. O sucesso foi motivado, em grande parte, pelos jeans de aspecto usado, um dos grandes símbolos da Diesel.

Ambas as marcas se tornaram referências no mundo da moda e lifestyle. Nesse mundo sempre se ouviu falar de parcerias, mas nem sempre de êxito. Para que um casamento resulte, há valores que têm de ser partilhados. E entre a Adidas e a Diesel há, pelo menos, dois: descontracção e juventude.

Foi deles que nasceu o primeiro fruto, há três anos: a linha de jeans, que ficou conhecida por Adidas Originals Denim by Diesel. As peças, tanto femininas como masculinas, foram vendidas nas lojas Adidas de todo o mundo, exibindo ambas as marcas. Na altura, o responsável de marketing da marca alemã, Hermann Deininger, frisou que a parceria iria trazer “algo único”. Não podia estar mais certo.

Dos jeans aos ténis foi um salto. Foram precisos apenas cinco modelos da Adidas Originals para surgir uma nova linha, totalmente redesenhada pela Diesel. O resultado final ficou à vista em Março passado: houve mistura de materiais, foram incorporadas cores das colecções Diesel, reinventou-se o logo Adidas com tachas e até o slogan da marca italiana, “For successful living”, apareceu no lado exterior dos ténis. Aconteceu uma verdadeira “colisão de mundos”, como as marcas fizeram questão de enaltecer num vídeo promocional.

httpv://www.youtube.com/watch?v=4ORflREaMNc

Essa edição foi limitada: apenas 10.000 pares de ténis foram disponibilizados nas lojas. Mas para o filho do fundador da marca italiana, Stefano Rosso, foi o início de “um novo capítulo na história da parceria”, com o espírito Diesel a unir-se aos “pontapés clássicos da Adidas”.

Cinco meses depois, os fãs das duas marcas podem novamente ter acesso aos frutos desta união, que promete ser duradoura. Desta vez são seis os modelos de ténis da Adidas reinventados pela Diesel. Os primeiros exemplares chegam às lojas a 29 de Agosto. Mas os mais curiosos podem espreitá-los no site da Adidas já na próxima segunda-feira.