grupo

(Bom) Jazz na Gulbenkian

Termina hoje, dia 14, o ciclo iniciado no dia 5 – Jazz em Agosto – passado entre o Anfiteatro da Gulbenkian e o Teatro do Bairro. Ontem foi a vez de actuarem The Ex-Guitars meet Nilssen-Love /Vandermark Duo, uma das nossas sugestões na rubrica Cultura, precisa-se? para este fim de semana.

Na Gulbenkian, os bancos foram preenchidos lentamente, enquanto se aguardava o início do concerto. No palco, apenas uma bateria e iluminação que enaltecia a beleza natural do Anfiteatro.

Inseridos especificamente na secção O Outro Lado do Jazz,  este quarteto resulta da junção dos guitarristas holandeses Ex Terrie Ex e Andy Moor com o norte-americano Ken Vandermark e o norueguês Paal Nilssen-Love.

Veteranos do grupo rock/punk The Ex, Terrie Ex e Andy Moor misturam rock e jazz, resultando numa combinação pouco comum. A capacidade de improvisação é, na minha opinião, a sua principal característica e o que faz com que se destaquem. A certa altura, surge a dúvida se Terrie Ex estará a limpar o palco com a guitarra – não, são apenas momentos de total improvisação em que o guitarrista exprime o seu génio musical.

Aos dois guitarristas segue-se Ken Vandermark, usando o saxofone e o clarinete para conferir uma certa harmonia ao conjunto. Paal Nilssen-Love junta-se aos restantes músicos após várias colaborações com Vandermark, iniciadas já na década passada. O baterista vem imprimir a sua energia típica de um músico rock ao quarteto.

Durante cerca de 90 minutos, The Ex-Guitars meet Nilssen-Love /Vandermark Duo produziram música enérgica e cheia de ritmo, unindo dois universos à partida distintos: o jazz e o rock. A sua música é poderosa e caótica, dotada de uma extroversão que é transmitida para o público sem dificuldade. Os temas apresentados fazem parte do ábum Lean Left, editado em pela Smalltown Superjazz, em 2009 e 2010, após um concerto homónimo, em 2008, onde os artistas se juntaram pela primeira vez.

No final, a banda voltou para um encore após cinco minutos de descanso e uma cerveja, teimando em não abandonar o público, que também não os queria abandonar.

httpv://www.youtube.com/watch?v=9KSrPblj_HM

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Victoria Guerra
‘Um Casamento Wilde’. Filme disponível na Netflix conta com Victoria Guerra