O director de Recursos Humanos de uma padaria israelita é incumbido de levar o cadáver de uma funcionária à sua terra natal. É desta premissa que parte A Viagem do Director, estreado esta semana em Portugal.

Dotado de um argumento sólido,  o filme realizado por Eran Riklis mostra-nos o director interpretado por Mark Ivanir,  personagem sem nome (como todas as outras à excepção da falecida), com a vida num caos em que não há espaço para notar a falta de uma funcionária, abandonada na morgue após um ataque bombista.

Descoberta a história por um jornalista, o director vê-se forçado a embarcar numa viagem – em certo ponto o filme transforma-se em road movie – para representar a empresa no funeral. Um dos pontos fortes de A Viagem do Director, para além da interpretação, é o humor negro, requintado e proporcionado pelas peripécias que vão acontecendo .

Tal como as personagens, também o país não tem nome sem nome, sabemos que é a Roménia mas poderia ser qualquer outro país de Leste. Instalações militares abandonadas, paisagens desertificadas e uma cultura de resolução instaurada em torno do suborno remetem para qualquer país que tenha pertencido à URSS. Como as próprias personagens referem, é um sítio que nem está a Ocidente nem a Oriente e, por isso, mistura hábitos e tradições de ambos.

Porém, os temas subjacentes são bem actuais e enquadrados perfeitamente, desde um ligeira abordagem aos ataques bombistas a um enfoque especial na questão do anonimato, cada vez mais presente no mundo laboral onde os indivíduos apenas representam força de trabalho e a sua humanidade é muitas vezes esquecida.

Vencedor do prémio do público em Locarno e presente na selecção oficial do Festival de Toronto, este não é um filme inesquecível  mas é sem dúvida uma óptima alternativa, até porque não é todas as semanas que temos cinema israelita no circuito comercial português.

7/10

Ficha Técnica

Título original: The Human Resources Manager

Realizado por: Eran Riklis

Escrito por: Noah Stollman, Abraham B. Jehoshua

Elenco: Mark Ivanir, Gila Almagor, Reymond Amsalem, Noah Silver

Género: Drama

Duração: 103 minutos