E eis que chega mais um fim-de-semana em que, como não poderia deixar de ser, o Cultura, Precisa-se? regressa com todas as coordenadas para lhe dar o melhor guia cultural para estes próximos dias de descanso. Não esquecer, em primeiro lugar, que este fim-de-semana é prolongado pois na segunda-feira é feriado. Por isso aproveite e esteja atento a tudo o que aqui se vai passar… nada pode escapar nestes três dias de mini-férias!

Para que a sua curiosidade seja, desde já, um pouco satisfeita, saiba que esta semana o Cultura, Precisa-se? vai levá-lo às cidades de Vila Real, Viseu, Sintra e Lisboa. Não esqueça: se puder vá de transportes, senão aperte o cinto e deixe o GPS do Cultura, Precisa-se? funcionar.

Perguntar-se-á já, por certo, por que caminhos os levará esta sua rubrica de fim-de-semana na cidade de Vila Real. Pois bem, uma vez uma cidade do interior nos surpreende ao apresentar, no âmbito do Festival de Musicas do Mundo 2011, alguns concertos de Verão como é o caso de o desta noite. Aproveite as potencialidades do Teatro de Vila Real e assista ao novo projecto do grupo francês Dites 34 com o acordeonista português João Frade, EXTRAVAGANCA!, em que a música tradicional do Algarve é aqui potencializada num novo estilo. Num estilo jazz à mistura com a música tradicional, este grupo de seis músicos dirigidos pelo contrabaixista Pascal Seixas traz assim para o interior um pouco de sol e de mar do Mediterrâneo, hoje dia 13, pelas 22h30 e a entrada é livre.

A sua próxima paragem será na cidade de Viseu sendo esta marcada pelo regresso dos Santos & Pecadores com um novo trabalho. Após cinco discos editados, Energia surge como o sexto, num estilo que se mantém fiel ao original do grupo constituído por Olavo Bilac (voz), Pascoal Simões (teclas), Ruy Martins (metais), Pedro Cunha (bateria), Artur Santos (baixo) e Pedro Almeida (guitarra), entre o rock, o soul e o funk, dando-se agora aqui uma fusão de vários estilos que irá querer ver amanhã, dia 14, na Lajeosa do Dão (Viseu) pelas 23h45 e a entrada é livre.

Agora pare! Vamos entrar na Quinta da Regaleira em Sintra, inebriada de mistério, e vamos assistir à peça Solércia do mestre do teatro português Gil Vicente cuja produção e criação ficaram a cargo da TapaFuros e com encenação de Rui Mário. O conselho é o de que traga roupa e calçado confortável devido ao carácter volante do espectáculo que irá percorrer os locais mais emblemáticos da quinta, onde cada espaço representa uma das obras do autor. Solércia reúne em si um estilo trágico-cómico, em que a crítica social está sempre presente. De quinta a sábado o espectáculo tem início às 22h e aos domingos às 21h. A entrada tem o custo de 16 euros.

O nosso derradeiro fim dá-se justamente na capital, com hora e local marcado às 21h30 na Fundação Calouste Gulbenkian. No já habitual Jazz em Agosto da Fundação, poderá ver este concerto que une The Ex Guitars Meet Duo Nilssen-Love e Vandermark Duo: Occi, de Amesterdão e Países Bascos, respectivamente. Trata-se de um duo inédito que vagueia entre um rock radical e experimenta uma improvisação jazzística. Poderá vê-los esta noite no Anfiteatro ao ar livre e os bilhetes têm um custo de 20 euros.

E assim terminamos mais um dos nossos guias sugestivos para o seu fim-de-semana, garantindo que para a semana regressaremos ainda com mais e sempre boas ideias para preencher o seu fim-de-semana de cultura e lazer. Junte-se a nós nesta viagem!