A primeira temporada de Portugueses Pelo Mundo está à venda em DVD numa edição exclusiva dos Vídeos RTP para a Fnac. Pela televisão, a quarta temporada estreia já no próximo Domingo, à descoberta de Veneza.

A série mostra várias cidades do mundo vistas do prisma dos portugueses que nelas vivem. Um retrato para o turista, feito pelo habitante que usa a cidade diariamente.

“Num país longínquo da Ásia,  numa zona desconhecida da América, num canto de África ou da Europa… Por todo o lado, há sempre portugueses pelo mundo.” A ideia da diáspora portuguesa é suficiente para produzir um programa que pretende levar o espectador a conhecer diversos centros urbanos da perspectiva de outro português, mas também dar a conhecer cinco ou sete vidas lusas por episódio, que acabam de alguma maneira por se cruzar.

Em cada episódio, apresenta-se uma cidade, um clima, uma cultura, mas também o lado mais pessoal de cada interveniente na narração do programa e do seu círculo familiar e de amigos. Viagens que irão a Buenos Aires, Zagreb, Nova Iorque, Berlim, Istambul, entre outros destinos, no DVD, e a Chicago, Havana, Seoul, Dubai, Moscovo e mais além, a partir de Domingo, às 21H00.