Numa semana em que chegam aos cinemas portugueses cinco novas produções, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana, entre o drama e a comédia, a ficção científica e o thriller, o filme de animação The Smurfs – Os Smurfs.

Nesta aventura animada dos Smurfs, o malvado Gargamel expulsa as pequenas criaturas azuis da sua aldeia através de um portal mágico e estas vão parar ao nosso mundo. Assim, os Smurfs aterram no Central Park, em Nova Iorque, totalmente perdidos no meio da Big Apple, e precisam desesperadamente de encontrar uma forma de regressar a casa, antes que Gargamel os encontre e apanhe. The Smurfs é realizado por Raja Gosnell e está disponível, a partir de hoje, nas versões original e portuguesa, com as participações de Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofía Vergara, Tim Gunn e vozes de Katy Perry, Alan Cumming, Anton Yelchin, entre outros.

Duas outras grandes estreias cinematográficas desta quinta-feira são Planeta dos Macacos: A Origem e Tinhas Mesmo Que Ser Tu… . O primeiro, realizado por Rupert Wyatt, relata a ascensão do planeta dos macacos sapianes, iguais aos seres humanos nas capacidades intelectuais e emocionais, numa verdadeira revolução do mundo conhecido. O elenco conta com Andy Serkis, Freida Pinto, James Franco e Brian Cox. Quanto a Tinhas Mesmo Que Ser Tu…, fala de uma rapariga que decide ir ter com o namorado a Dublin para o pedir em casamento, mas que sofre uma série de imprevistos. Amy Adams e Matthew Goode protagonizam a comédia romântica realizada pelo tailandês Anand Tucker.

Restam outros dois filmes. Blitz – Sem Remorsos é um thriller de Elliot Lester ambientado em Londres, entre um grupo de agentes da polícia e os desafios que estes têm de enfrentar na actualidade. Já A Viagem do Director é um drama israelita de 2010, realizado por Eran Riklis, focado no Director de Recursos Humanos da maior padaria de Jerusalém.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://www.youtube.com/watch?v=Yy0hWWcHPeQ