Continuam a decorrer as gravações de Morangos com Açúcar – Persegue o Teu Sonho, a 9.ª temporada da série juvenil da TVI, que estreia em Setembro. No novo ano lectivo a história irá passar-se na Escola do Forte e terá o mundo da moda como pano de fundo, numa escola onde as rivalidades serão bem acentuadas.

A HISTÓRIA

Segundo informação da revista TV7 Dias, esta nova temporada não vai voltar a focar-se na Escola de Artes Performativas São Sebastião. Ao longo dos últimos quatro anos, a acção da série docorreu neste estabelecimento de ensino, nas séries V e VI como escola pública e nas séries VII e VIII como escola de talentos na música, dança e canto. Agora, a Escola do Forte será o pano de fundo de Morangos com Açúcar – Persegue o Teu Sonho.

Nesta escola decorrerá o ensino secundário tradicional e ainda uma área de moda. Devido às fortes diferenças, dentro da mesma instituição haverá rivalidades entre dois grupos, já que os alunos que fazem parte dos cursos ligados à moda serão rejeitados pelos restantes.

Para além dos jovens actores estreantes, a série contará com outros nomes bem conhecidos do grande público, tais como João Cabral, Ana Bustorff, Ângela Ribeiro, Carlos Cunha, Maria Henrique, Alexandra Leite, Luísa Cruz, Heitor Lourenço, Cristina Areia ou Marta Andrino.

OS PROTAGONISTAS

O casal principal desta temporada será composto por Ana Rita Soares e Bryan Silva, personagens desempenhadas pelos estreantes Filipa Areosa e Luís Garcia. Ana Rita é uma finalista da área de Desing de Moda, é determinada, bonita e deixa bem claro que é alguém que sabe o que quer e não apenas mais uma cara bonita. Ana namora com Ricardo Alves (Tiago Costa), que também frequenta o 12º ano na Escola do Forte, mas na área de ciências. O rapaz é conhecido por ter mau feitio e ser muito machista, mas ao mesmo tempo divertido e pronto para a festa.

Luísa (Ana Bustorff) e Vítor Soares (João Cabral) são os pais de Ana Rita e, os três, vivem com a avó materna Eduarda (Ângela Ribeiro), e ainda com os irmãos de Ana, Teresa (Mikaela Lupo) e Tiago (Afonso Lopes). O pai é médico no centro de saúde do bairro e a mãe é professora de Desing de Moda na Escola do Forte. Já Ricardo vive com os pais, Diamantino (Carlos Cunha) e Maria Alves (Maria Henrique), e  com a irmã mais nova, Liliana (Inês Seco). O pai é vigilante na escola do Forte e a mãe está desempregada.
A relação do casal irá ter altos e baixos até que chegam mesmo a acabar definitivamente. Depois disso, Ana irá encontrar o verdadeiro amor da sua vida, Bryan Silva (Luís Garcia), luso-descendente que vem dos Estados Unidos para se dedicar à sua paixão. 

BULLYING E ANOREXIA

Tal como já aconteceu em temporadas anteriores, Morangos com Açúcar volta a tratar de assuntos polémicos. Nesta temporada, a anorexia e o bullying serão dois deles. Na série, Teresa Soares (Mikaela Lupo), a irmã da protagonista, não é nenhuma beldade, muito pelo contrário, usa aparelho nos dentes, óculos e tem tendência para engordar. Ao contrário da irmã, não gosta de si mesma, e apesar de adorar Ana, sempre sentiu inveja por não ser também bonita.

Aluna do 11º ano de Humanidades, Teresa acaba mesmo por deixar de comer e entra no perigoso mundo da anorexia, muito por culpa do colega Marcus Ribeiro (Diogo Almeida). Para além de anorética, a rapariga vai ainda ser vítima de bullying por parte de vários colegas da escola, que gozam com a sua aparência física. Insegura e sozinha, Teresa acaba por não conseguir desabafar com ninguém e decide escrever num blog, onde expõe o seu sofrimento.