Numa semana que se esperava marcada pelo duelo Manzarra – Rita Pereira, eis que o futebol leva a melhor. O espectador português continua rendido ao desporto rei, mesmo quando se inclina cada vez mais para os canais temáticos.

O embate entre o SL Benfica e o Arsenal, transmitido pela TVI, foi o programa mais visto de Sábado, dia 6 de Agosto, com uma audiência média de 11,3% e um share de 38.6%. Já na semana anterior, o jogo da Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, Benfica X Trabzonspor, tinha obtido um share de 43.2% e uma audiência média de 13.9%, liderando o dia 27 de Julho.

A transmissão da jogo da Supertaça Cândido de Oliveira (RTP)  foi o programa mais visto de Domingo. Transmitido em horário nobre, obteve um share de 31.8% e uma audiência média de 11.4%, valores ligeiramente superiores ao programa de João Manzarra, Chamar a Música (SIC), e muito distantes da estreia de Canta Comigo (TVI), o grande derrotado do dia, como já foi noticiado pelo Espalha-Factos.

Mais do que uma paixão desportiva, o futebol é uma preferência televisiva do público português, o que é comprovado pelas audiências que os jogos recentemente transmitidos têm obtido. O próximo fim-de-semana marca o início da Superliga, tendo a TVI adquirido os direitos de transmissão de um jogo por semana. Resta saber, se os bons resultados do futebol, aqui verificados, se manterão e ajudarão a TVI a consolidar a sua tendência de líder dos canais generalistas.

Se o futebol tem sido uma boa aposta por parte da RTP e da TVI, o mesmo não se pode dizer da transmissão da Corrida de Homenagem ao Emigrante, feita por Queluz. O directo de três horas contribuiu para que Laços de Sangue (SIC) obtivesse um share de 37.4% e fosse o programa mais visto do dia 4 de Agosto, quinta-feira, quando não tinha chegado sequer aos 30% nos dias que antecederam esta corrida.

Na ficção nacional, a luta encontra-se feroz entre Queluz e Carnaxide. Embora as novelas da TVI se mantenham à frente de Laços de Sangue, a novela protagonizada por Diana Chaves, Diogo Morgado e Joana Santos foi líder no dia 4 de Agosto, e conseguiu bater Anjo Meu, novela com que partilha horário, no dia 5.  A novela que retrata os anos 80 obteve um share de 28.3%, seis décimas abaixo da novela da SIC, fruto da parceria com a Globo.

Numa visão geral desta semana, a tendência recentemente verificada confirma-se. O espectador dedica-se cada vez mais ao Cabo, que obtém melhores resultados que a TVI. Entre 1 e 7 de Agosto, o Cabo registou um share médio de 29,9%. A estação de Queluz ficou com 23,0%, seguida de perto pela SIC que registou 21,6% de share e assegura o terceiro lugar. A RTP1 conquistou um share de 20,2, enquanto o segundo canal se manteve em último lugar, com um share de 5.2%.