Esta semana o Clique apresenta-lhe os três concertos que a mediática banda portuguesa Deolinda irá dar até domingo, todos eles com entrada livre. O primeiro decorrerá quarta-feira, dia 10, na Malveira, Mafra, o segundo sexta-feira, dia 12, na Horta, Açores e, por fim, o grupo atuará próximo domingo, dia 14, na Batalha.

O grupo de música popular português vai buscar inspiração ao fado e às suas tradições e, é devido ao empenho de Ana Bacalhau, Luís José Martins, Pedro da Silva Martins e José Pedro Leitão que todos os seus trabalhos alcançam um enorme sucesso junto do público português.

Com apenas 5 anos de existência, os Deolinda são classificados como a «banda de Portugal». Ainda hoje, a voz de Ana Bacalhau consegue criar uma harmonia perfeita com as histórias em verso criadas pelos irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins. Foi há cinco anos, que estes três músicos se juntaram a José Pedro Leitão e formaram a banda com nome de senhora. Um nome que é, nada mais, nada menos, o alter-ego da banda e que encarna uma mulher de personalidade forte que, como todas as outras, vive os seus amores e desamores.

Assim se formaram os Deolinda, um dos grupos mais aclamados pelo público nacional e internacional. Um grupo que impulsiona manifestações; que canta o quotidiano de um povo que outrora já atravessou tempos áureos e que se orgulha disso. Um grupo que escreve para si e para os outros.

Lançado em abril de 2008, o seu disco de estreia intitulado Canção ao Lado, foi o salto de trampolim que precisavam para alcançar o sucesso. Contado Ninguém Acredita integrou a compilação de Novos Talentos Fnac 2007 e Movimento Perpétuo Associativo incitou uma petição para uma alteração do hino nacional A Portuguesa.  O êxito do primeiro trabalho do grupo foi-se consolidando ao longo desse ano e, em outubro, tornou-se disco de ouro e platina dois meses depois.

Um ano depois de se darem a conhecer aos portugueses, os Deolinda atuaram em palcos internacionais e não paravam de subir nas tabelas dos vários países europeus conquistando diversos prémios e o título de Melhor Revelação do Ano nos Globos de Ouro de 2009.

Mas 2010 também foi um grande ano para DeolindaDois Selos e Um Carimbo entrou diretamente para o número 1 do top de vendas português e foi considerado um dos melhores álbuns de World Music, pelo jornal Sunday Times.

Em 2011, a banda recebeu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Grupo e venceu o Prémio Amália Rodrigues na categoria de Música Popular. O single Um Contra o Outro é visto como uma das melhores músicas produzidas em Portugal e, tal como as outras canções do grupo, consegue atrair a atenção de quem os ouve e consegue provocar reações.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Qxv9s3PTIzY&feature=player_embedded

+++Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico+++