A estreia de Luísa Barbosa no 5 para a meia-noite, do passado dia 5, contou com os melhores convidados que se poderiam esperar – Pilar del Rio e o realizador de José e Pilar, Miguel Gonçalves Mendes – , mas a prestação da nova apresentadora da sexta-feira deixou a desejar.

Luísa, que ocupa agora o antigo dia de Luís Filipe Borges (que passou para as terças), fazia prever mais algum à vontade do que aquele que mostrou, devido à sua experiência como VJ da MTV. A nova apresentadora deixou transparecer alguns nervos, algo que até se compreende, já que foi esta a sua estreia no programa das noites da RTP 2. No entanto, fazia-se esperar mais, já que foi seleccionada entre muitos outros candidatos ao lugar.

No início, onde são comuns algumas piadas, Luísa teve alguma dificuldade em pôr o público a rir. Falta-lhe, muito provavelmente, a veia humorística comum aos restantes apresentadores, todos eles ligados ao humor, e isso pode revelar-se um problema, pelo menos até que a nova apresentadora encontre e demonstre o seu próprio registo.

Todavia, simpatia não falta à bonita Luísa Barbosa, e esse será o seu principal trunfo para conquistar público e convidados. Luísa tentou ir talvez alto de mais ao convidar Pilar del Rio para a sua estreia. Trata-se de uma convidada de peso, e a responsabilidade nos ombros da apresentadora tornou-se maior ainda.

A entrevista não correu mal, mas merecia talvez uma abordagem diferente, bem como um maior à-vontade da apresentadora. O momento em que Rita Mendes entra em estúdio faz realçar a pouca presença de Luísa. Nos dois minutos em que esteve em cena, sempre com a sua grande espontaneidade (e piada), Rita pareceu conquistar rapidamente a simpatia de Pilar. Luísa precisa de deixar os nervos de lado e ser mais natural nos próximos programas. Pilar torna qualquer entrevista interessante, bem como Miguel Gonçalves Mendes, que se juntou às duas pouco depois, e isso terá ajudado a cativar o público, bem mais do que Luísa.

Praticamente desconhecida do público, tirando dos mais jovens, fãs da MTV, pareceu-me que a apresentadora adoptou inicialmente uma postura mais virada para esse tipo de público, tendo mudado um pouco esse registo no decorrer do programa. Esperemos que, com o tempo e com a prática, Luísa ganhe mais presença e comece a destoar menos dos restantes apresentadores.

É de relembrar que Luísa Barbosa foi escolhida, assim como Carla Vasconcelos, depois de um casting, como novas apresentadoras do 5 para a meia-noite, depois da saída de Filomena Cautela e Fernando Alvim.

Inês Moreira Santos