Num fim-de-semana em que iremos de Norte a Sul do país e voaremos até às ilhas, começamos pela capital, de onde, em tempo de férias, muitos gostam de partir, mas que pode proporcionar a quem nela fica belos dias de verão.

Se gostava de visitar o céu mas tem medo das alturas, o Cultura Precisa-se? encontrou a sugestão ideal para si. Este fim-de-semana vá até ao Observatório Astronómico de Lisboa, que comemora os seus 150 anos oferecendo a todos um passeio pelo mundo das estrelas que sempre quis conhecer.

Caso prefira as palavras aos astros, é no número 22 da Duque de Loulé que, depois das 23h00, num espaço com Arte&Manha, encontrará as Histórias pela noite dentro, que preencherão aquele espaço de domingo à noite que tinha deixado vazio na agenda. Aqui, poderá subir ao palco, ser poeta, músico e/ou cantor. Improvisar é a palavra de ordem. Se acha que lhe pode faltar a arte, já sabe, use da manha.

E porque nem só de praia e sol se vive nas férias e se o seu destino foi a Ilha da Madeira, faça uma visita ao Museu da Quinta das Cruzes no Funchal. A entrada é livre e lá pode encontrar a exposição de retratos Espelho Meu, que integra o projecto Experiências Partilhadas, promotor da cooperação entre os diferentes museus, divulgando as suas colecções.

Está no meio do Atlântico, mas não é na Ilha da Madeira?! Não se preocupe. Sugerimos-lhe que vá até ao Faial e desfrute daquele que é o maior festival náutico do país: a Semana do Mar. A festa começou ontem e estende-se até ao dia 14 de Agosto. As actividades dividem-se por terra e mar; hoje poderá assistir, por exemplo, à prova regional de canoagem – k1(10h30) e, amanhã, perder-se pela Festa do Livro da Horta ou pela Feira Regional de Artesanato. No decorrer da semana, poderá fazer um passeio à vela nos Botes Baleeiros (segunda-feira; 18h30) ou assistir a um concerto dos Deolinda (sexta-feira; 23h30).

De regresso ao continente, se passar pelo Aeroporto Internacional de Faro aproveite para visitar a Tutti-Frutti, a escultura de Joana Vasconcelos construída com objectos de plástico utilizados na praia e que apela a uma reflexão sobre o consumismo.

Trocando o Sul pelo Norte. propomos-lhe que aproveite estes dias menos agitados para ir até ao Museu Nacional da Imprensa, na cidade do Porto, e rir-se muito, esperamos nós, com aquele que é um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, de acordo com a Federation of Cartoonists’ Organisations, o XIII Porto Cartoon Word Festival. Este ano o tema é Comunicação e Tecnologias e a exposição pode ser vista de 2ª a Domingo, das 15h00 às 20h00.

Mais a Norte, poderá já hoje ver e ouvir Sérgio Godinho no Teatro Municipal de Vila Real. A entrada é livre e o concerto terá início pelas 22h30.

Se no fim de tudo isto não o conseguimos convencer a sair de casa aqui, ali ou acolá com um simples clique.