Chegou a ser nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária pelo seu papel em A Cor Púrpura, mas é mais de 20 anos depois que Oprah Winfrey finalmente recebe a estatueta dourada com honras de prémio honorário.

A Academia premeia a apresentadora, no próximo mês de Novembro, com o Óscar Honorário, não tanto pelo seu trabalho no cinema, mas especialmente pela divulgação e espaço que Oprah, como estrela da televisão americana e figura mundialmente conhecida, deu a graves problemas sociais da actualidade.

Segundo os membros da Academia, é o seu desempenho como filantropa que merece ser destacado: “Dedicou-se a impulsionar iniciativas educativas e a dar a conhecer assuntos que afectam mulheres e crianças, tanto nos Estados Unidos como no resto do Mundo”.

O galardão, que é anunciado pouco depois de Oprah Winfrey deixar o talk show que manteve durante 25 anos, vai ainda distinguir James Earl Jones, famoso pela voz de Darth Vader, e ainda Dick Smith, responsável pela caracterização de filmes como O Exorcista e O Padrinho.