Verão é sinónimo de sair de casa, aproveitar que os dias estão mais longos e agradáveis para se fazerem longos passeios, gozar das esplanadas e apanhar banhos de sol na praia. Quer isto dizer que os locais de trabalho andam ora a meio gás, ora completamente desertos. As rádios sabem disso e cada vez mais optam por seguir nós, seus ouvintes, para onde quer que formos.

Emissões ao vivo a partir da praia ou em locais estratégicos por onde a maioria das pessoas andem é uma forma de dinamizar a própria estação de rádio e fazê-la aproximar-se o mais possível dos seus ouvintes, ao contrário do que acontece no Inverno. Quem diz emissões a partir da praia, diz também a partir das discotecas que se enchem de gente bonita e das mais recentes tendências musicais. Não são raras as vezes que as rádios se associam a eventos e a espaços, realizando festas com música misturada pelos DJ’s das próprias estações e proporcionando um espírito de à vontade com quem os costuma ouvir no rádio que é muito complicado de outra forma. É, por isso, de valor o que várias rádios têm vindo a fazer ao longo desta época balnear, e aproveito para citar alguns exemplos que no meu entender parecem ser bastante positivos:

Super FM: A mítica rádio da região de Lisboa está a fazer uma tour pela Costa Azul – que abrange as praias da Costa da Caparica, Sesimbra e Setúbal – e da linha de Cascais, através de emissões em directo a partir do seu estúdio móvel. Hugo Silva é o animador responsável pela emissão e assegura diversos passatempos com prémios para todos os que vão ao seu encontro, para além de incitar a quem escuta a rádio fora da praia a dar um salto até lá. Estas emissões estão no ar diariamente entre as 14 e as 18 horas.

Cidade FM: Sob o lema “O último Verão deste ano”, a 1ª rádio dos êxitos vai para o Algarve todas as segundas e terças feiras convidando os seus jovens ouvintes a passarem por Vila Moura e Portimão, em busca de muitos prémios e das Sunset Parties proporcionadas pelas DJ’s Rita Rugeroni, Vera “Mágica” Fernandes e Joana Perez (Cidade FM Algarve), entre outras e assegurando que ninguém de norte a sul ficará de fora das reportagens em directo do sotavento.

94 FM: À semelhança do que tem feito noutros anos, a estação lança para a estrada o Planeta DJ, o espaço de música de Dança da 94 produzido pelo DJ Mister M, parando apenas nas principais discotecas que fazem a noite da região centro. Apesar desta ser uma forma muito conhecida de aproximação aos ouvintes, a transmissão em directo do som da pista, assim como reportagens em tempo real fazem desta uma emissão mais dinâmica.

Em suma, numa altura em que, com a apregoada crise, que na rádio tem obrigado várias estações a fechar portas, é crucial a aposta em novas formas de dinamizar emissões e, ao mesmo tempo, aproximar os ouvintes dos locutores e animadores, esta é sem dúvida uma forma não muito dispendiosa de também as estações saírem para gozarem do Verão.