RádioPraia

A Rádio vai à Praia

Verão é sinónimo de sair de casa, aproveitar que os dias estão mais longos e agradáveis para se fazerem longos passeios, gozar das esplanadas e apanhar banhos de sol na praia. Quer isto dizer que os locais de trabalho andam ora a meio gás, ora completamente desertos. As rádios sabem disso e cada vez mais optam por seguir nós, seus ouvintes, para onde quer que formos.

Emissões ao vivo a partir da praia ou em locais estratégicos por onde a maioria das pessoas andem é uma forma de dinamizar a própria estação de rádio e fazê-la aproximar-se o mais possível dos seus ouvintes, ao contrário do que acontece no Inverno. Quem diz emissões a partir da praia, diz também a partir das discotecas que se enchem de gente bonita e das mais recentes tendências musicais. Não são raras as vezes que as rádios se associam a eventos e a espaços, realizando festas com música misturada pelos DJ’s das próprias estações e proporcionando um espírito de à vontade com quem os costuma ouvir no rádio que é muito complicado de outra forma. É, por isso, de valor o que várias rádios têm vindo a fazer ao longo desta época balnear, e aproveito para citar alguns exemplos que no meu entender parecem ser bastante positivos:

Super FM: A mítica rádio da região de Lisboa está a fazer uma tour pela Costa Azul – que abrange as praias da Costa da Caparica, Sesimbra e Setúbal – e da linha de Cascais, através de emissões em directo a partir do seu estúdio móvel. Hugo Silva é o animador responsável pela emissão e assegura diversos passatempos com prémios para todos os que vão ao seu encontro, para além de incitar a quem escuta a rádio fora da praia a dar um salto até lá. Estas emissões estão no ar diariamente entre as 14 e as 18 horas.

Cidade FM: Sob o lema “O último Verão deste ano”, a 1ª rádio dos êxitos vai para o Algarve todas as segundas e terças feiras convidando os seus jovens ouvintes a passarem por Vila Moura e Portimão, em busca de muitos prémios e das Sunset Parties proporcionadas pelas DJ’s Rita Rugeroni, Vera “Mágica” Fernandes e Joana Perez (Cidade FM Algarve), entre outras e assegurando que ninguém de norte a sul ficará de fora das reportagens em directo do sotavento.

94 FM: À semelhança do que tem feito noutros anos, a estação lança para a estrada o Planeta DJ, o espaço de música de Dança da 94 produzido pelo DJ Mister M, parando apenas nas principais discotecas que fazem a noite da região centro. Apesar desta ser uma forma muito conhecida de aproximação aos ouvintes, a transmissão em directo do som da pista, assim como reportagens em tempo real fazem desta uma emissão mais dinâmica.

Em suma, numa altura em que, com a apregoada crise, que na rádio tem obrigado várias estações a fechar portas, é crucial a aposta em novas formas de dinamizar emissões e, ao mesmo tempo, aproximar os ouvintes dos locutores e animadores, esta é sem dúvida uma forma não muito dispendiosa de também as estações saírem para gozarem do Verão.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The One Netflix Albano Jerónimo
Netflix. Conhece as estreias e destaques de março