O Cultura, Precisa-se? especial de fim-de-semana tem nesta edição um programa bastante promissor! Se ainda não tem planos e não sabe como encerrar o mês de Julho e inaugurar as suas férias de Verão, então junte-se a nós nesta viagem e faça uma paragem pelos locais por nós eleitos.

E porque tanto se fala em descentralização e se pede uma maior homogeneidade a nível cultural no país, o Cultura, Precisa-se? mostra-lhe que o Norte e o Interior do país estão cheios de actividades interessantes que pode e deve aproveitar. Viana do Castelo é logo a primeira cidade escolhida com o XX Jazz na Praça da Erva. Um festival que já conta a vigésima edição com sons de Portugal, Brasil, Cuba, começou no passado dia 28 de Julho e encerrará esta noite, sábado, dia 30.

Por isso, se anda por terras minhotas aproveite para assistir ao encerramento do festival a partir das 22h na companhia de Manuel Beleza Terceto, com Manuel Beleza no Hammond, Pedro Barreiros na Bateria e Mário Santos no saxofone. Às 23h15 é a vez de V-Topia (Cross Over Music) com Michael Schack (Bélgica) no V-drums e David Ahlund (Suécia) nas teclas. A noite termina o Jazz que se dança ao som do DJ DMMM, Marcos Gergorio (Cuba) e Adriano Pinto (Viana do Castelo).

Calcorreemos um pouco mais de território e façamos a nossa próxima paragem na cidade de Viseu. Aqui, o uso de calçado confortável é imperativo. No âmbito do projecto de dinamização da Rede Municipal de Percursos Pedestres no concelho de Viseu, poderá esta tarde fazer um pouco de exercício e fazer a Rota de Água D’Alte, em Torredeita, num percurso pedonal de cerca de 4,5km onde é possível observar um conjunto de moinhos dos quais a Rota deve o nome. Trata-se de um passeio com paisagens de beleza rara tais como vários conjuntos de poldras, quedas de água e represas. A concentração efectua-se às 17h30 junto à antiga Estação de Caminhos de Ferro e tem a duração de uma hora.

Passemos agora para a capital e aí não pode esquecer o Festival dos Oceanos que terá início marcado já para hoje. Abrem os portugueses X-Wife seguidos da cantora, compositora e actriz Joss Stone, referência musical do soul. A cantora que lançou o seu primeiro álbum com apenas 16 anos, terá um momento muito especial ao reservar uma parte do concerto para um dueto com a cantora portuguesa Sara Tavares. O concerto começa às 21h na Praça do Comércio e a entrada é livre.

O próximo destino é por terras Alentejanas, na histórica cidade de Évora. XII Ciclo de Concertos Música nos Claustros no Convento dos Remédios é a nossa sugestão para esta noite de sábado e para amanhã, domingo. Hoje então poderá contar com um concerto de canto com Cátia Moreso (mezzo-soprano) e Leonel Pinheiro (tenor), e piano com Ana Monteiro. Para amanhã, dia 31, terá um concerto de clarinete e piano, com Ana Maria Santos e Diana Botelho Vieira, respectivamente. Ambos têm início marcado para as 21h30.

Para encerrar esta nossa panóplia de propostas, deixamos-lhe um concerto muito especial que reúne três caras bem conhecidas do público português. Só Nós 3 juntará em palco Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes num concerto a realizar esta noite no Teatro da Figuras na cidade de Faro, onde irá ouvir os grandes compositores dos anos 50, 60 e 70 e verá homenageados os novos compositores portugueses dos anos 80, 90 e 00. O espectáculo começa às 22h e os bilhetes rondam os 12 e os 15 euros.