O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Captura de ecrã - 2011-07-27, 13

A Pesagem Final

Quase três meses depois da estreia, Peso Pesado vai despedir-se dos espectadores com uma gala final em directo, apresentada por Júlia Pinheiro. Os 20 concorrentes irão à pesagem final e competem por dois prémios: o de casa, no valor de 25.000€, e o do jogo, os tão aguardados 50.000€. Numa semana decisiva para o concurso, desvendamos alguns pormenores da última gala e analisamos o percurso dos finalistas no programa.

A GALA FINAL

Na noite de Domingo, todos os concorrentes estarão reunidos, em directo, a partir da Venda do Pinheiro. Três deles competem pelo título de Peso Pesado de Portugal, enquanto os outros tentam a sua sorte no prémio de casa. Ao longo desta semana estão a decorrer as votações do público, pois restam 4 concorrentes em jogo e só 3 lugares na final. Se, por um lado, Fábio e João já têm o lugar na final garantido, Paula e Vanessa estão nas mãos dos portugueses. Cabe aos telespectadores votar na sua concorrente favorita e levá-la a competir pelo título de Peso Pesado de Portugal.

Os quatro finalistas do programa dão agora o tudo por tudo para conseguir perder o máximo de peso possível fora da Herdade. Fábio, Paula, Vanessa e João estão há quase um mês em casa, onde têm treinado e dado o tudo por tudo para perder ainda mais peso.

“Costumo treinar 5 horas por dia”, revelou Vanessa a uma entrevista dada ao site do programa. A concorrente nortenha remata ainda que acha ser “capaz de perder 40 kg até à final” e que para o próximo Domingo promete “uma nova Vanessa que vai mostrar aos portugueses o quanto mudou e que todo o esforço valeu a pena“. Já Paula, diz que o seu objectivo principal era mesmo “perder peso e ver o meu filho Rodrigo a perder peso e ganhar auto-estima“, duas metas que conseguiu atingir. Agora, a concorrente deseja perder mais 10kg até à grande final.

Fábio também se mostra empenhado em ganhar o programa. O concorrente entrou para a Herdade com 124 Kg e quando saiu pesava menos 36,4 Kg. Agora, deseja ficar abaixo dos 80 kg até ao próximo Domingo. “Quando olho para trás vejo um rapaz triste mas é esse rapaz que me dá força para continuar a lutar todos os dias“. Por outro lado, João entrou para a Herdade com 153,1 Kg e saiu com 109,2 Kg. O seu objectivo é ficar abaixo dos 100kg e para isso treina “normalmente entre 4 a 5 horas por dia“.

 

O PERCURSO DOS CONCORRENTES

JOÃO
Peso Inicial: 153,1 kg

Quando entrou para o programa, João formava dupla com a sua ex-mulher, Sandra. Desde os primeiros dias deixou bem claro que iria jogar e tentar chegar o mais longe possível. Mas um mês depois de ter entrado, acabou por ser eliminado com Sandra. Afirmou algumas vezes que se sentia frustrado porque achava que dava o máximo nos treinos mas os resultados nunca o mostravam.

O seu regresso ao jogo aconteceu  3 semanas da eliminação. João substitui Sandra, que tinha acabado de ter um problema físico que a impossibilitava de, naquele momento, continuar em prova. Foi recebido de braços abertos pelos restantes concorrentes e integrou a equipa azul.

Ao longo das semanas seguintes mostrou-se um concorrente forte e determinado. Passou vários desafios e obstáculos e venceu alguns deles. Na derradeira semana na Herdade, recebeu uma caixa mistério que ordenada que o concorrente eliminasse alguém. Acabou por eliminar Filipe e, apesar de achar uma eliminação injusta, confessou ter seguido a sua linha de pensamento. Agora, é um dos grandes finalistas do programa, depois de ter perdido 43,9 kg em 3 meses.

FÁBIO
Peso Inicial: 124 kg

Fábio, natural do Porto, com 21 anos de idade, entrou para a Herdade com a namorada Vanessa. Apesar da notória timidez do concorrente cinzento, acabou por pedir a sua namorada em casamento dentro da Herdade. Foi um dos concorrentes mais regulares no que toca à perda de peso, tendo conseguido a sua melhor marca na quarta semana com 5,1 kg perdidos.

No contexto das Tentações, o concorrente nunca venceu uma prova desse calibre, justificando que a estratégia dele era outra. No Último Desafio da competição, Fábio venceu a prova, conquistando o direito a fazer a última caminhada da competição, recompensa que foi fundamental para o concorrente ficar apurado para a final do programa.

Fábio, que à entrada para a Herdade se caracterizava por uma pessoa bastante reservada e algo tímida, acabou por se revelar uma pessoa bem animada e bastante extrovertida. Está na final e ao longo de todo o percurso no Peso Pesado, nunca esteve em risco de ser eliminado da competição, algo que transmitiu bastante alento e confiança ao concorrente.

VANESSA
Peso Inicial: 129,2 kg

Formou a dupla cinzenta com Fábio, no ínicio do programa. O primeiro encontro com a balança não decorreu de forma pacífica, uma vez que a concorrente admitiu ser “raro pôr-me em cima de uma balança”, mas mostrou-se motivada por si e pelos seus irmãos. Vanessa superou sempre os desafios que lhe foram propostos e marcou presença em alguns dos momentos mais marcantes do Peso Pesado.

O título de “Peso Pesado da Semana” sempre foi cobiçado na Herdade e Vanessa conquistou-o, ganhando a oportunidade ver a sua mãe e os seus irmãos. O seu momento mais controverso foi quando eliminou da competição, de forma directa, a concorrente Cristina.

A partir desse momento, a sua relação com Ricardo e Filipe sofreu fortes alterações e nunca mais foi a mesma. Ainda assim, fez grandes amizades dentro da Herdade, nomeadamente Paula,  RodrigoKaren e Rúben. Agora, a concorrente está determinada a ser uma das finalistas do programa.

PAULA
Peso Inicial: 113,1 kg

Entrou para a casa com o seu filho, Rodrigo, e juntos formaram a dupla castanha. Participou na 1ª tentação e teve de comer 800 calorias de um bolo de chocolate. No desafio, “Perguntas e respostas”, a dupla castanha acabou por ganhar esta prova e deu a todos os concorrentes cartas vindas de casa.

Venceu com o seu filho o desafio “prova de água”, e teve a oportunidade de fazer a caminhada do poder. Nesta caminhada, teve um papel decisivo para o regresso de Karen e Sandra, que formaram a dupla bege. Um dia depois a dupla venceu o “desafio das canoas” e consequentemente teve direito a passar uma tarde de luxo num hotel luxuoso com direito a massagens! Foi o Peso Pesado da 7ª semana.

Um dos momentos mais difíceis foi quando viu o Rodrigo ser eliminado da casa. Na última semana do Peso Pesado, a Paula esteve em risco de ser eliminada com Fátima. Acabou por ser salva, mas confessou que o facto de não o Rodrigo não estar na casa a deixou em baixo durante aquela semana. Doze semanas depois e com menos 26 Kg, Paula está na luta para ser o 3º finalista do Peso Pesado.