O Cultura, precisa-se? regressa este fim-de-semana com mais sugestões para preencher um qualquer espaço em branco que ainda exista na sua agenda.

Para começo de viagem elegemos o concerto do Sond’Ar­te Electric Ensemble na Póvoa de Varzim, hoje às 21h45. São de Cascais, mas é a norte que apresentarão, em estreia absoluta, as peças Ainda escutas o vento?, de Aurélio Edler-Copes e (in)pulso (ex)pansão, de Luciano Campbell.

O concerto dirigido por Pedro Amaral integra-se no 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. E se não é por aqui que está hoje, não desanime, até ao final deste mês poderá ainda assistir a vários concertos como o do quarteto de cordas Pavel Haas Quartet (terça, 26), ou o do agrupamento instrumental Ricercar Consort (sábado, 30), sempre às 21h45.

Seguindo a nossa rota chegamos agora à cidade do Porto. Aqui, decorre até domingo, na Casa da Música, o Festival Ollin Kan|Clubbing Optimus, onde num mesmo espaço poderá ficar a conhecer músicas e danças de todos os continentes. A representar Portugal estarão esta noite As 3 Marias (23h30, Sala Suggia) e amanhã a banda Terrakota (23h45, Sala Suggia). E se ainda não está convencido a trocar a sua casa por esta, fique a saber que, entre as 21h30 e as 22h30 dar-lhe-ão música, na esplanada. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Além do Tejo, o Raya Jovem Summer Fest arrancou esta quinta-feira, e animará Campo Maior até domingo. Esta noite subirão a palco os Peste&Sida e amanhã está prevista a actuação de bandas locais e DJ’s.

No caso de não abandonar a capital, nem mesmo ao fim-de-semana, vá até ao Cinearte, onde o grupo de teatro A Barraca o levará a conhecer melhor D. Maria I, a mulher que governou um Portugal em crise, com uma Lisboa recentemente saída de um terramoto, que lutou pela instrução das mulheres e que morreu além-mar.

D. Maria, A Louca, uma peça com texto do brasileiro António Cunha, encenada por Maria do Céu Guerra que veste a pele da rainha e interage em palco com a sua aia, interpretada por  Adérito Lopes. Em cena até ao dia 31 de Julho, esta é a oportunidade de que estava à espera para ficar a saber mais sobre a história de Portugal sem ter que pegar na pesada enciclopédia.

Pela água ou pelo ar chegamos à ilha verde, que este ano organiza mais uma edição das Noites de Verão no Campo de São Francisco, um projecto da Câmara Municipal de Ponta Delgada que pretende reunir gerações todas as noites de quarta a domingo até 11 de Setembro.

Para já, hoje, pode assistir a um concerto dos Undercover e amanhã dançar ao ritmo dos 70’s com a Banda.com.

O Cultura, Precisa-se? não esqueceu os adeptos do sofá e por isso sugere-lhe que este domingo sintonize a sua televisão pelas 22h34 na RTP2 e assista ao primeiro episódio da versão televisiva do filme Os Mistérios de Lisboa de Raúl Ruiz. Os seis episódios da adaptação da obra de Camilo Castelo Branco serão transmitidos diariamente pela estação pública em horário nobre.