Os quatro magníficos foram fotografados por Mike Mitchell durante o primeiro concerto de 1964 nos EUA. Só agora o fotógrafo decidiu pôr as 46 fotos à venda. Foram esta quarta-feira leiloadas por 285.450 dólares (200 mil euros).

As fotografias foram tiradas a 11 de Fevereiro de 1964, no  Washington Coliseum pelo jovem Mitchell, na altura com 18 anos. Quarta-feira passada foram leiloadas e ultrapassaram em muito as expectativas da Christie’s. Foi nesse ano que lançaram o Meet The Beatles e que começou a euforia pelos quatro ícones da música rock oriundos de Liverpool (Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison.)

Fotografia licitada por 68.500 dólares, o valor mais alto do leilão(Foto licitada por 68.500 dólares, a mais “valiosa” do leilão)

Além da fotografia dos Beatles de costas, a mais cara de todas (47.650 euros ou 65.500 dólares), uma outra fotografia – a Lennon e McCartney(* ver foto fora do artigo) – foi licitada por 30 mil dólares (21,14 mil euros), ambas por compradores anónimos.

Todas as 46 fotografias foram vendidas. O fotógrafo não as tinha posto antes à venda porque só agora necessitou de o fazer, devido a problemas financeiros.  Aos 40 anos Mike Mitchell ainda relembra o dia do concerto mítico: «Senti-me realmente entusiasmado, o público gritava constantemente durante todo o concerto, e eu estava com a imprensa em frente ao palco e recordo o quão alta estava a música».