41 obras do norte-americano Andy Warhol estarão em exposição a partir de hoje até Novembro na cidade de Évora. A série das latas de sopa Campbell’s, a garrafa de Coca-Cola, os retratos de Marilyn Monroe e as famosas cadeiras eléctricas são algumas das peças que estarão expostas.

O objectivo da exposição é mostrar «alguns dos mais conhecidos trabalhos de Andy Warhol, um dos mais importantes e influentes nomes da Pop Art, mas também outros menos conhecidos, mas igualmente interessantes e surpreendentes», afirma Maria do Céu Ramos, secretária-geral da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

Intitulada Andy Warhol: Os Mistérios da Arte, a exposição estará no fórum da FEA, situado no centro histórico da cidade, e integra «uma instalação, cinco óleos, diversas colagens, trabalhos fotográficos, acrílicos e serigrafias do artista».

Maria do Céu Ramos, em entrevista à Lusa, acrescentou ainda que «uma das características da Pop Art e deste artista, em particular, é a apropriação das coisas do quotidiano e a sua transformação em objectos artísticos». A exposição integrará as obras que Warhol assinou em conjunto com Pietro Psaier, um artista italiano com quem trabalhou e criou um laço de amizade.