Um clássico do teatro do século XX. Um clássico da comédia. Um original francês de Pierre Barillet e Jean-Pierre Grédy. Em Portugal, foi ao palco pela primeira vez com Laura Alves e Paulo Renato. Trata-se de A Flor do Cacto, a nova peça encenada por Filipe La Féria, em cena este Verão no Politeama.

A Flor do Cacto estreia-se na Broadway em 1965 no mês de Dezembro, contabilizando mais de 1200 representações nos palcos de Nova Iorque. Esta marca fez com que fosse um dos maiores êxitos teatrais da década. Mas o sucesso ainda estava no início: a peça foi adaptada ao cinema e, com esta produção, Goldie Hawn recebe o Oscar de Melhor Actriz Secundária.

Em Portugal, é no final dos anos 60 que a comédia se transforma num sucesso lusitano, permanecendo em cena durante dois anos. Mais recentemente, nem Hollywood resistiu à comédia, produzindo assim uma adaptação diferente. Este ano, Jennifer Aniston e Adam Sandler protagonizam no grande ecrã Engana-me Que Eu Gosto (Just Go With It), fazendo ressuscitar o velho êxito.

É também em 2011 que o encenador de Um Violino no Telhado traz de novo a comédia que promete fazer sátira à actualidade. O elenco é composto por Rita Ribeiro (Irene), Carlos Quintas (Júlio), Vitor Espadinha (Henrique) – que completa 50 anos de carreira de palcos -, Joel Branco (César), Helena Rocha (Lucília), Hugo Rendas (Igor), Patrícia Resende (Mitó) e Bruna Andrade (Rute). Ainda no elenco estão Bruna Quintas (Bia) e Diogo Carmona (Dani), jovens actores que se estreiam no Teatro Politeama.

Nesta adaptação de Filipe La Féria, a trama acontece numa Lisboa em crise psico-económica, que obriga um famoso dentista a ter uma vida dupla com uma jovem tatuadora, levando-a a pensar que é um homem de família. A jovem, produto da famosa geração à rasca, pretende conhecer a verdadeira mulher do seu futuro marido.

É então a enfermeira, que há anos trabalha no consultório do dentista – e que alimenta por ele uma paixão secreta -, que se vê forçada a passar por mulher legítima do homem solteiro que ama. A acção desenrola-se na clínica dentária, onde entram famosos do nosso Jet7, levando as personagens às mais cómicas situações. É assim que Filipe La Féria pretende divertir o público, nesta época de depressão, levando-o à gargalhada.

O espectáculo estará em cena este Verão de Quarta a Sexta às 21h30, ao Sábado às 17h e às 21h30 e ao Domingo às 17h, no Politeama.