Apesar de já ser Verão, a produção teatral não tira férias e continua bem forte, pronta a oferecer ao público uma grande variedade de espectáculos. Neste mês de Julho, o Espalha-Factos destaca 4 das peças que poderão ser encontradas em várias salas da capital portuguesa.

VIP MANICURE – A CRISE

Se a crise parece ser uma altura de estagnação, há quem a aproveite para ser original e destacar-se. Denise e Maria Delfina (respectivamente interpretadas por Ana Bola e Maria Rueff), as mais famosas fazedoras de nails de Portugal, sabem bem o que é viver em tempos de crise e decidem oferecer aos seus clientes um espectáculo sui generis aproveitando o talento natural de Maria Delfina, de seu nome Rent-a-Sósia.

A esteticista vai imitar figuras proeminentes do contexto nacional e até do estrangeiro, como cantores, políticos, futebolistas e socialites, com o objectivo de soltar aos seus clientes (e ao público) uma grande gargalhada nestes tempos tristonhos de crise.

O salão estará aberto ainda Sábado às 21:30 e Domingo às 17:00 no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa. A peça, a que o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho e sua família já tiveram oportunidade de assistir, é dirigida a maiores de 12 anos e conta com preços que variam entre os 18 e os 20 euros.

 

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Continuando no registo da comédia, a próxima sugestão vai para a segunda produção teatral apresentada pela Ar de Filmes desde a inauguração do Teatro do Bairro. A partir do clássico de William Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão, chega-nos a peça homónima encenada por António Pires e que conta com nomes como Graciano Dias, João Cabral, Rita Brütt e Sandra Santos, tendo como objectivo a celebração do teatro.

Dirigida a maiores de 12 anos, com preços a variar entre os 7,5 (estudantes, profissionais do espectáculo, menores de 25 anos e maiores de 65) e os 12,5 euros (público em geral), Sonho de uma Noite de Verão está em cena até 16 de Julho de Quarta a Sábado às 21:00.

httpv://www.youtube.com/watch?v=j2PJ5ZDgPHg

TEM O MEDO MUITOS OLHOS

«Klimp está trancado há nove meses num bunker sem saber porquê. Suspeita que possa estar a ser observado e receia ser vítima de uma experiência de psicologia social». Esta é a história da terceira proposta que apresentamos e que pode ser vista no Comuna – Teatro de Pesquisa até dia 31 de Julho pela mão da Associação Cultural Gato que Ladra.

O texto da autoria de Miguel Viterbo interpretado por Hugo Sovelas, numa encenação de Rute Rocha, estará em cena de Quarta a Sábado às 21:30 e ao Domingo às 16:30. Os preços dos bilhetes variam entre os 5 (estudantes, profissionais do espectáculo e grupos com mais de 10 pessoas), os 7,5 (menores de 25 e maiores de 65 anos) e os 10 euros (público em geral).

httpv://www.youtube.com/watch?v=wnI3LnNK_VY

 

ELA

Imagine a fotografia de um Papa? Já se perguntou como são tiradas? Qual o processo? Ela é a peça de teatro que pretende contar a história da fotografia de um Papa explorando a relação entre este e o fotógrafo profissional que a tira. Ela, que se pretende referir a Sua Eminência, recaiu sobretudo na contradição que existe entre aquilo que fixa a fotografia e o sujeito real que lhe dá origem. O choque entre a realidade e a representação. O choque entre o que é efémero e o que dura para sempre. A pessoa e a sua imagem. A imagem que exerce poder sobre os homens como face da Igreja e que não é mais do que o fruto de uma construção cheia de pequenos gestos e pormenores.

A peça é um original do dramaturgo francês Jean Genet escrita em 1955 mas só lançada em 1986, devido ao pedido do autor de só ser publicada após a sua morte, e estará em cena no Teatro do Bairro Alto (mais conhecido por Teatro da Cornucópia) até 24 de Julho.

Luís Miguel Cintra, para além de encenador e de ter traduzido o texto original para português, junta-se a Dinis Gomes, Luís Lima Barreto e Ricardo Aibéo como actor.

De Quarta a Sábado às 21:30 e ao Domingo às 17:00, os preços dos ingressos estão fixados em 15 euros, tendo os habituais descontos de 50% para estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=M2oV_ouSP3E