A velocidade da sequela de Carros chega hoje aos cinemas nacionais. Velocidade, espionagem e amizade  prometem marcar presença neste início de Verão.

A narrativa de Carros 2 desenrola-se principalmente sobre duas histórias principais, que evidentemente se acabam por encontrar. O protagonista Faísca McQueen preocupa-se em acelerar para a vitória e derrubar o seu rival, o Fórmula 1 italiano, Francesco Bernoulli. Os dois pretendem vencer o Grande Prémio Mundial, conjunto de três corridas que se desenrolem em Itália, no Japão e em Londres.

Mas é a história paralela a esta que acaba por enriquecer o filme, deixando que este seja um simples filme sobre carros falantes que pretendem a vitória, o que o distingue do primeiro CarrosFinn McMíssil e Holley Shiftwell são dois espiões, sendo o primeiro uma verdadeira reprodução de James Bond, numa versão automóvel. E são as coincidências da vida, aquelas que só acontecem no grande ecrã, que levam Mater, o velho reboque amigo de Faísca McQueen, a entrar no mundo da espionagem, juntamente com toda a avareza, loucura e irresponsabilidade que o caracterizam, o que traz momentos de humor ao filme.

À acção de um filme cuja principal função é a de entreter, junta-se uma versão didáctica. A promoção das energias renováveis e a elevação suprema do valor da amizade. Uma amizade que passa pela aceitação das diferenças, por um sentimento de orgulho seja quais forem as acções do outro, na confiança e no perdão. Se a presença de tal assunto enriquece o filme e o faz possuir uma importante moralidade que deve ser relembrada pelo espectador, seja adulto ou criança, a presença desta acaba por ser previsível desde os primeiros minutos do filme.

httpv://www.youtube.com/watch?v=lSXX9hD44rE

O uso da tecnologia 3D acaba por não acrescentar muito ao filme, o que não é crucial, sendo que Carros 2 se destaca graficamente, nomeadamente na reconstrução das cidades em que a acção se desenrola.

Carros 2 não será o filme que marcará uma geração. Não será relembrado durante anos e os mais velhos poderão considerar que se encontra a anos-luz dos clássicos da golden-age da Disney. De qualquer forma, certamente será um excelente programa para este início de férias de Verão, uma película para um fim-de-semana em família.

6/10

 

Ficha Técnica

Título original: Cars 2

Realizado por: John Lasseter, Brad Lewis

Escrito por: Ben Queen, John Lasseter, Brad Lewis, Dan Fogelman

Vozes (versão original): Owen Wilson, Bonnie Hunt, Emily Mortimer, Jason Isaacs, Michael Caine, Michael Keaton

Vozes (versão portuguesa): José Raposo, Pedro Granger, Nuno Markl, António Machado, Sofia de Portugal

Género: Animação

Duração: 90 minutos