O filme Mistérios de Lisboa, de Raúl Ruiz, foi nomeado para os Prémios Lux promovidos pelo Parlamento Europeu.

A longa-metragem portuguesa está a concurso com mais nove filmes, divulgados durante o Festival Internacional de Karlovy Vary (República Checa). Dos dez filmes nomeados, serão seleccionados três para serem exibidos no Parlamento Europeu, nos meses de Outubro e Novembro. A entrega dos prémios será em Estrasburgo, França, no dia 16 de Novembro.

Mistérios de Lisboa é uma adaptação do romance de Camilo Castelo Branco, editado em 1854. O filme conta com a participação de Afonso Pimentel, Ricardo Pereira, Maria João Bastos, Margarida Vila Nova, entre outros. São já vários os prémios atribuídos ao filme, nomeadamente a  Concha de Prata no Festival de San Sebastián, o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo, o Prémio Louis Delluc e o Prémio de Melhor Filme Português nos Globos de Ouro.

Os Prémios Lux têm quatro anos e foram criados com o intuito de  premiar produções cinematográficas que, de alguma forma, ajudam na preservação da identidade e diversidade culturais da Europa. O vencedor terá apoio financeiro para ser legendado nas 23 línguas oficiais da UE, assim como para ser adaptado para pessoas com dificuldades visuais e auditivas.