Seis mil candidatos, 13 finalistas à procura de 25.000 euros e da publicação de um livro de receitas. Eis os ingredientes principais de Masterchef. Estreia Sábado na RTP1, com Sílvia Alberto.

O novo formato da RTP1 contará com 14 episódios, sendo que os primeiros 3 serão dedicados aos castings, nos quais participaram 600 concorrentes, seleccionados pela Endemol a partir das 6 mil inscrições.

Apenas a partir do quarto episódio se conhecerão os 13 finalistas e a cozinha da edição portuguesa de Masterchef. Ainda em fase de gravações, sabe-se já que os 13 candidatos a Masterchef tiveram de cozinhar para cem camionistas e até para militares. Os próximos desafios incluem a preparação de uma ementa para um casamento.

Durante este concurso, os chefs amadores terão de impressionar os jurados. Os chefs Ljubomir Stanisic, Justa Nobre e o Chef Cordeiro exigirão o melhor dos candidatos, tendo o último referido ao Correio da Manhã que espera “criatividade, rigor e um toque de magia“.

Hugo Andrade, novo director de programas da RTP, explicou que a edição portuguesa tentará potencializar a gastronomia nacional. O director de programas não fecha as portas a uma segunda série de Masterchef, dependendo do sucesso que a primeira obtiver.

A partir das 21h00 de Sábado, começa-se a cozinhar o nome do primeiro Masterchef português e do próprio sucesso da adaptação nacional.