Após a estreia de Transformers 3 na quarta-feira, esta quinta, dia 30 de Junho, são três os novos filmes que chegam ao cinemas portugueses. Comédia, acção e western são os géneros escolhidos, entre os quais o Espalha-Factos destaca, como Estreia da Semana, o filme The Way Back – Rumo à Liberdade.

Rumo à Liberdade conta a história de três prisioneiros que fogem de um gulag na Sibéria e percorrem os milhares de quilómetros que separam  o Tibete da Índia. Com eles fogem outras quatro pessoas, que também escaparam do gulag, e ainda uma adolescente que se junta ao pequeno grupo de fugitivos na sua caminhada. O líder natural do grupo é Janusz e os prisioneiros escapam durante um nevão, enfrentando noites frias, falta de água e comida, um enorme deserto, os Himalaias, bem como a sempre difícil questão de quando deixar alguém para trás.

O filme é realizado por Peter Weir e protagonizado por Jim Surgess, Ed Harris, Colin Farrell e Saoirse Ronan. The Way Back, de 2010, chega então finalmente às salas portuguesas, num drama baseado em factos verídicos que nos apresenta a grande aventura destes prisioneiros até à Índia.

Transformers 3 é outra das grandes estreias desta semana, tendo chegado aos cinemas esta quarta-feira. Realizado por Michael Bay e de novo com Shia LaBeouf ao comando, neste terceiro filme da saga, os Autobots precisam da ajuda de Sam para impedir que os Decepticons destruam a Terra.

O cinema francês está representado esta semana pela comédia Pequenas Mentiras, de Guillaume Canet, sobre um grupo de amigos que é forçado a revelar as mentiras entre os seus membros, depois de um acontecimento traumático e de umas férias que colocaram os seus relacionamentos em dúvida. Dos EUA, chega ainda ao nosso país O Atalho, um western passado em 1845 com Michelle Williams, Paul Dano e Bruce Greenwood.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://www.youtube.com/watch?v=lXgPnO57-mo