A Sony e a Columbia Pictures organizaram, no passado Sábado, dia 25, um evento a nível mundial que reuniu quase 5.000 pessoas vestidas de Smurfs, batendo um recorde do Guiness.

A iniciativa serviu para celebrar o nascimento de Peyo (o criador dos famosos Smurfs) e promover o filme Os Smurfs, que chega em Agosto (dia 11) a Portugal.

Os 4,891 Smurfs contabilizados pelo Guiness juntaram-se em Bruxelas, Haia, Atenas, Dublin, Cidade do México, Varsóvia, Joanesburgo, Moscovo, Cidade do Panamá, Londres e Nova Iorque. A iniciativa, contudo, alastrou-se a mais países, incluindo Portugal.

Em Espanha, perto de Málaga, recriou-se uma aldeia de Smurfs numa aldeia real, pintando todas as suas casas brancas de azul. Em França, Paris, centenas de fãs juntaram-se nos jardins próximos da Torre Eiffel. Em Portugal, a iniciativa decorreu na praia de Carcavelos, onde foi construída uma aldeia de Smurfs em areia. Durante a tarde, as crianças foram surpreendidas com presentes oferecidos pela mascote Smurf e por um avião com os míticos bonecos azuis a reboque.

O anterior recorde do guiness era de  2,510 pessoas vestidas de Smurf. O sucesso desta organização deixou o juíz do Guiness maravilhado, bem como o responsável máximo pelo marketing da Sony, Marc Weinstock: “É emocionante ver tanta gente envolvida neste momento histórico. É a prova do enorme sucesso dos Smurfs“.