A capital portuguesa acolhe, de 1 a 3 de Julho deste ano, o primeiro Festival de Humor, a decorrer em três salas do Cinema S. Jorge. Herman José, Nuno Markl e Pedro Tochas serão algumas das estrelas do humor português com participação neste festival.

De entre os humoristas com espectáculo marcado para este festival, encontra-se apenas um convidado internacional, a dupla britânica Men in Coats, protagonista de um show mais físico e visual, fazendo rir através de dois casacos compridos e jogos de ilusão. Os restantes participantes são portugueses e demonstram a tentativa de tornar este festival uma mostra do bom humor que se faz no nosso país: “Creio que nunca foi feito um festival destas dimensões em Lisboa, juntando alguns dos melhores comediantes de Portugal“, afirmou Rui Tubal, membro da organização.

A programação do festival já foi divulgada e o destaque vai para o veterano Herman José, que será entrevistado em palco pelo radialista Nuno Markl. Trata-se de um espectáculo inédito, cuja ideia partiu de um convite da organização do festival, explicou Rui Tubal.

O primeiro dia de festival, que corresponde também ao primeiro dia do mês de Julho, abre com um espectáculo de stand up comedy de Bruno Nogueira, no qual participarão também Pedro Fernandes, do talk show 5 para a Meia-Noite, e Luís Franco-Bastos, imitador de vozes conhecidas, prosseguindo o cartaz com os humoristas Luís Filipe Borges, também do 5, Eduardo Madeira, actualmente na RTP com Estado de Graça, e a equipa dos Commedia à La Carte, teatro de improviso que tem feito sucesso por todo o país.

Pedro Tochas, conhecido humorista do anúncio da Frize, estará encarregue de efectuar uma palestra sobre motivação, no que é o único espectáculo esgotado até à data. Quanto a Nuno Artur Silva, fundador das Produções Fictícias, tem a seu cargo uma apresentação dos últimos trinta anos do humor em Portugal.

Para além do stand up, o cartaz deste Festival do Humor de Lisboa incluirá ainda uma exposição de fotografia com retratos de humoristas e celebridades em poses cómicas, uma homenagem ao actor António Feio, recentemente falecido, bem como um ciclo de cinema humorístico, conferências e diversos workshops no Ateneu Comercial de Lisboa, subordinados à escrita criativa, à voz e ao humor físico.

Do cartaz fazem ainda parte os humoristas Aldo Lima e António Raminhos, entre muitos outros. O The Famous Humour Fest terá então lugar no Cinema S. Jorge, em Lisboa, que pretende oferecer aos espectadores uma fuga à crise em três dias de grandes gargalhadas em bom português.

Aqui fica a programação dos três dias: