Está apresentado e no caminho para a estreia o novo projecto da RDP, a Antena 1 Fado, uma webradio que se propõe a reunir diversos conteúdos e disponibilizar ao público um vasto arquivo relacionado com o fado.

Estará disponível em www.antena1fado.rtp.pt e, como refere Rui Pêgo, director de programas da RDP, este projecto permite “acomodar conteúdos que a Antena 1 disponibiliza diariamente, relacionados com o fado, assim como aproveitar e pôr à disposição do público em geral o arquivo tremendo que a RDP tem”.

Será, portanto, uma espécie de base de dados e conteúdos que assim se assume em grande relação com a candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade, recebendo o apoio de Sara PereiraRui Vieira Nery, envolvidos na candidatura.

Para Rui Pêgo, a Antena 1 Fado faz todo o sentido no âmbito do serviço público, “na medida em que o fado é uma música matricial da nossa cultura” que assim fica mais acessível à população em geral, em qualquer lugar, na Internet, através de um computador ou de um telemóvel.

Os públicos que, nas palavras que Rui Pêgo, se identificarão com este serviço são essencialmente “os portugueses que residem no estrangeiro, os estrangeiros que falam português e os que se comovem a ouvir cantar o fado sem perceberem uma palavra de português”.

Esta webradio insere-se na política “rádios estratégicas e de oportunidade”, que já lançou plataformas como a Rádio República, Mozart, Vivacci, Antena 3 Rock ou Antena 3 Dance.