José Fragoso demitiu-se da RTP para ser o novo Director-geral de Conteúdos da TVI, onde irá exercer funções de coordenação de Programas e Informação, a partir de 1 de Julho.

Continuam as mudanças nas principais estações televisivas nacionais. Depois da TVI ter contratado dois dos pesos fortes da informação do canal público, contratou agora José Fragoso, Director de Programas da RTP. Esta informação já foi confirmada pelos dois canais e resulta de uma vontade antiga da administração da TVI.

Segundo o jornal Expresso, o grupo Media Capital, proprietário da TVI, já teria sondado José Fragoso sobre a possibilidade de chefiar a programação da estação em Março passado, aquando da contratação de Judite de Sousa e José Alberto Carvalho.

Na TVI, José Fragoso voltará a trabalhar com Bruno Santos, seu ex-subdirector de programas na RTP. Bruno Santos deixou a estação pública em Dezembro de 2010 para ocupar o lugar de Director de Conteúdos em Queluz, deixado vago com a saída de Júlia Pinheiro para a SIC.

A contratação de José Fragoso tem questionado a redacção da TVI, avança o Correio da Manhã. O comunicado da estação refere que Fragoso passa a exercer funções de “coordenação nas áreas de Informação e de Programas“, o que deixa transparecer que este se encontra acima de José Alberto Carvalho, director de informação da TVI.

Segundo o Correio da Manhã, a redacção da TVI questiona-se ainda sobre quais serão as funções de Cotrim Figueiredo (na foto), director-geral da TVI, que tem sido responsável pela área da Programação, desde a saída de André Cerqueira em 2010.

Do lado do canal público, o lugar deixado à disposição por José Fragoso deverá ser ocupado por Hugo Andrade, que exercia a função de director da RTP Memória. A administração do canal público referiu que o nome de Hugo Andrade será agora apresentado à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).