Esta quinta-feira, 16 de Junho, são sete os filmes que chegam aos cinemas portugueses. Entre o drama, a comédia, a acção e o documentário, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana o filme O Castor, realizado pela actriz Jodie Foster.

O Castor – The Beaver segue a vida de Walter Black, que fora outrora um executivo de sucesso e o homem da família, e que agora se encontra numa grave depressão, atormentado pelos seus demónios. Walter tenta, mas não consegue dar a volta ao problema e voltar a ser o homem que era antes, até que o fantoche castor surge na sua vida. O marido e executivo perturbado utiliza então o fantoche como meio de comunicação, ajudando-o a reconectar com a família e salvar a sua vida. Jodie Foster realiza o seu terceiro filme, participando também enquanto actriz, ao lado do protagonista Mel Gibson. Do elenco do drama fazem ainda parte Anton Yelchin, Jennifer Lawrence e Cherry Jones, entre muitos outros.

Kevin McDonald está à frente de A Águia da Nona Legião, filme de acção e aventura passado no Reino Unido, com Channing Tatum, Donald Sutherland e Jamie Bell. Do Reino Unido mesmo chega até nós Um Sonho de Rapariga, uma comédia de Phil Traill, sobre uma adolescente com um dom natural para o snowboard. “A nova Bridget Jones“, segundo alguns críticos, junta Brooke Shields, Ed Westwick e Bill Nighy.

Da Europa chegam aos cinemas portugueses dois filmes. Miral é um drama francês com Freida Pinto, que nos conta a história de uma rapariga educada num instituto de crianças órfãs, compreendendo apenas mais tarde a luta do seu povo. Quanto a Valhalla Rising, trata-se de um filme de acção dinamarquês de Nicolas Winding Refn, sobre o temível Um Olho.

A produção portuguesa oferece aos espectadores, esta semana, o documentário Quem Vai à Guerra, de Marta Pessoa, um discurso feminino sobre a guerra de há cinquenta anos pela geração que até agora não tem falado sobre o assunto. Também Sérgio Trefaut regressa ao grande ecrã com o seu mais recente filme, Viagem a Portugal. O drama é protagonizado por Maria de Medeiros, Isabel Ruth e Makena Diop, mostrando a realidade do controlo dos estrangeiros nos aeroportos europeus e o tratamento desumano de que estes são frequentemente alvo.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://www.youtube.com/watch?v=QVQHsgI07Qg