Parece que vem aí mais uma lufada de ar fresco no que toca à música nacional. Foi na passada sexta-feira que os portugueses Soapbox apresentaram o seu primeiro vídeo do tema (Daylight) Don’t Come Too Soon. A banda promete para breve o lançamento do seu EP de estreia.

Don’t Come to Soon é o nome do trabalho que está neste momento a ser produzido na fábrica. “Teremos o EP em mãos no dia 14 [de Junho]” revelou G., vocalista dos Soapbox, ao Espalha-Factos. O primeiro trabalho da banda deverá ser posto posteriormente à venda na FLUR e na LOUIE LOUIE, outros locais ainda se encontram em negociações.

O EP foi gravado graças ao engenheiro de som Jorge Moura. “Ele gostou do nosso som e decidiu dar-nos uma mãozinha com as gravações. Aprendemos imenso”, revelou G. Os Soapbox, que costumavam ensaiar na fábrica do Braço de Prata, actualmente ensaiam também em Sintra, no estúdio de Jorge Moura. E é nesse estúdio que, para além do EP, a banda está também a preparar um álbum. “Com calma, mas estamos”, revela G.

“As filmagens do vídeo foram engraçadas, principalmente porque tivemos que alugar o quiosque do largo do Carmo”, contou G. Como isso implicava custos, a banda fez um apelo no facebook e os fãs doaram algum dinheiro para que fosse possível fazer o aluguer e, consequentemente, o videoclip. Como forma de agradecimento por parte dos Soapbox, os fãs terão “direito a receber o EP em casa”, acrescentou o vocalista e pianista.

Os Soapbox nasceram em Janeiro de 2009 e as suas músicas percorrem a electrónica, o rock e o synth pop. A banda é constituida por G., nas vozes e piano, Simão Martins, na guitarra, João Gonçalves, no baixo, e Pedro Gomes, nos sintetizadores. No que toca ao ritmo (bateria), o grupo tem contado com diferentes participações, estando actualmente a trabalhar com o baterista João Figueiredo.

Em 2009, poucos meses depois do seu surgimento, os Soapbox foram uma das bandas vencedoras do concurso Super Bock Super Rock Preload e actuaram nessa mesma edição do festival, no Porto, no mesmo palco que os franceses Nouvelle Vague.

O nome Soapbox surgiu da expressão inglesa soapboxing, que diz respeito à acção de um indivíduo falar as suas verdades para quem as quer ouvir e poder transmitir os seus sentimentos em relação aos mais variados aspectos da sociedade.

As músicas do EP podem ser ouvidas entretanto no MySpace da banda ou na sua página no site SoundCloud.

Aqui fica o vídeo do tema (Daylight) Don’t Come Too Soon:

httpv://www.youtube.com/watch?v=327Mh0HqW3k

Inês Moreira Santos