No próximo Domingo, Portugal elege a nova composição da Assembleia da República. Os três canais nacionais prometem acompanhar passo-a-passo a noite de 5 de Junho. O Espalha-Factos apresenta-te a noite eleitoral da RTP, SIC e TVI.

Na RTP, o grande destaque vai para o regresso de José Eduardo Moniz. O ex-director-geral da TVI comentará as primeiras sondagens na estação pública. A seu lado terá o politólogo Pedro Magalhães, Emídio Rangel, Maria João Avilez e João MarcelinoPaula Teixeira Cruz (PSD), Francisco Assis (PS), António Pires de Lima (CDS-PP), Luís Fazenda (BE) e António Filipe (PCP) serão os representantes partidários presentes no estúdio.

A emissão do canal público inicia-se às 18:15, sendo conduzida por Carlos Daniel. A partir do fecho das urnas, serão José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria a conduzir a emissão. A apresentadora de Prós e Contras, Fátima Campos Ferreira, moderará o debate pós-eleitoral, a partir das 23:00.

A RTP anunciou ainda que se encontra a desenvolver uma aplicação interactiva para o acompanhamento da noite eleitoral, em parceria com a Vodafone TV. Esta cobertura multi-plataforma inclui ainda a criação de conteúdos para Ipad, telemóveis, teletexto e uma utilização assídua das redes sociais.

Na estação de Carnaxide, a noite eleitoral será conduzida por Rodrigo Guedes de Carvalho, acompanhado pelos já habituais comentadores SIC, Miguel Sousa Tavares e Ricardo Costa. A representar os partidos estarão presentes António Costa (PS), Miguel Macedo (PSD), Nuno Melo (CDS-PP), Octávio Teixeira (PCP) e Miguel Portas (BE), num debate moderado por Clara de Sousa. No total, estão cerca de 40 jornalistas convocados.

Num simultâneo TVI e TVI24, a emissão de Queluz terá início pelas 19:00 e será comandada pelos mais conhecidos jornalistas da estação: José Alberto Carvalho, Judite de Sousa, Pedro Pinto, Júlio Magalhães e José Carlos Castro, acompanhados por Constança Cunha e Sá. Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino assegurarão o comentário político na noite de Queluz.

O canal do grupo Media Capital prometeu “uma grande operação televisiva, logística e matemática, onde as projecções serão transformadas em imagens, numa visita à Assembleia da República, como nunca foi vista“.

No rescaldo da noite eleitoral, a TVI24 transmitirá ainda um debate com representantes de todos os partidos com assento parlamentar, moderado por Paulo Magalhães.

Pelas 20:00, serão anunciados os resultados das sondagens realizadas à boca das urnas, nas três estações.

Em Janeiro, nas eleições presidenciais que reelegeram Cavaco Silva, a RTP1 liderou a noite, seguida da TVI, deixando a estação de Carnaxide em terceiro lugar. Depois das mudanças na informação da TVI e do canal público, fica também por saber quem será o grande vencedor da noite eleitoral, em termos audiométricos.