António Lobo Antunes está mais uma vez nomeado para um prémio. Desta vez, o escritor é um dos candidatos a vencedor do Prémio Príncipe das Astúrias de Letras.

O escritor português foi apontado pela agência noticiosa espanhola EFE como potencial vencedor, juntamente com o  escritor chinês Yan Lianke, o americano John Ashberry e o chileno Nicanor Parra.

São trinta e dois candidatos, de vinte e cinco nacionalidades diferentes, os nomeados para a categoria de Letras deste prémio. As edições anteriores já tiveram como galardoados Amin Maalouf, Camilo José Cela, Paul Auster, Cláudio Magris e Vargas Llosa.

A categoria de Letras pretende distinguir personalidades cujo o trabalho se apresente como criativo ou então que a sua investigação se mostre relevante para a cultura universal da literatura e da linguística.

O Prémio Príncipe das Astúrias contempla as categorias de Letras, Artes, Desporto, Investigação Científica e Técnica, Ciências Sociais, Cooperação Internacional, Concórdia e Comunicação e Humanidades. A entrega destes prémios é anual, desde 1981, em Oviedo, por alturas do Outono, contemplando cada um dos vencedores com um valor de  50 mil euros.  A presidir a cerimónia este ano estará o Príncipe das Astúrias, Filipe.