Nesta última quinta-feira de Maio, são cinco os filmes que chegam aos cinemas portugueses. Da acção à comédia, passando pelo documentário, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana o drama A Árvore da Vida, de Terrence Malick.

A história de The Tree of Life centra-se numa família que vive nos anos 50, mais precisamente no mais velho de três irmãos, Jack. Com onze anos, o mundo parece maravilhoso aos seus olhos, na inocência da infância; no entanto, à medida que cresce, Jack apercebe-se da perda de inocência que sofre e da desilusão da vida adulta. O filme acompanha o crescimento de Jack e a tentativa de melhorar a relação com o pai, questionando a fé e o sentido da vida, sentindo-se perdido no mundo moderno. Conciliando a espiritualidade e a natureza, o contexto social e familiar e a interioridade da personagem, A Árvore da Vida analisa a vida em si a partir do olhar particular de Jack.

Terrence Malick realiza então este drama, que conta com a participação de Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Tye Sheridan, entre muitos outros. O Espalha-Factos publicou já uma crítica ao filme, podes lê-la aqui.

Destino Infernal é outra estreia proveniente dos EUA, um filme de acção com Nicolas Cage, sobre um criminoso que tem de recuperar a filha para a salvar da morte. Do outro lado do Atlântico chega também às salas nacionais o documentário Bansky – Pinta a Parede!, realizado pelo próprio artista anónimo, sobre a street culture, acompanhando diversos artistas de rua.

Nada a Declarar é uma comédia que nos chega da vizinha França, sobre as peripécias de dois guardas fronteiriços. Por fim, o nosso país produz América, um drama de João Nuno Pinto que roda à volta de Liza, uma imigrante russa que casou com um burlão e vê a sua casa invadida por falsários. O seu objectivo é sair dali o mais depressa possível, mas não é assim tão simples. O filme de 2010 conta com Dinarte Branco, Fernando Luís e Raul Solnado no elenco.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://www.youtube.com/watch?v=mYNu2B32YrU